Centro de Criatividade celebra 25 anos com festa típica e homenagens
Celebração. Esse foi o grande propósito da festa de 25 anos de fundação do Centro de Criatividade. O Centro foi fundado em 1985, com o intuito de ser um espaço voltado para a arte e educação. Com o passar dos anos, seus diretores foram aderindo a outros rumos e hoje o centro é conhecido como um local que abriga a mais tradicional arte e a cultura sergipana.
Para festejar este grande marco, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Centro de Criatividade, junto com seus colaboradores e amigos, elaboraram uma programação especial e um típico café nordestino para os convidados. Os festejos foram abertos com a belíssima apresentação do quinteto da Orquestra Sanfônica de Aracaju que, mais uma vez, encantou o público com o autêntico forró nordestino. Após a apresentação, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e o diretor do Centro de Criatividade, Isaac Galvão, prestaram uma singela homenagem aos ex-diretores do local, com a inauguração da ‘Galeria dos Ex-Diretores’.
“Esse evento não teria sentido se a gente não prestasse uma homenagem a quem já dirigiu a casa. Quem trabalha na cultura é também um agente que atua na valorização desta, e essa casa é um exemplo material, e um espaço de resistência em defesa da cultura popular. O Centro de Criatividade é um marco não só para a comunidade que vive em seu entorno, mas também um marco arquitetônico e simbólico para toda a sociedade sergipana”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.
‘Arranca Unha’
Após a inauguração da galeria, o público se deliciou com o típico café nordestino e aguardou atentamente o lançamento da programação de um dos arraiais mais tradicionais do Estado, o ‘Arraiá Arranca Unha’. Idealizado pelo líder comunitário João da Cruz nos anos 50, o Arraiá foi incorporado ao Centro em 1985, e neste ano, a festa terá início no dia 11 de junho e segue até o dia 29 do mesmo mês, sempre às sextas, sábados e domingos e na véspera de São João e São Pedro. Quarenta e cinco quadrilhas de todo o estado se apresentarão no local ao longo do período, com o apoio do Governo do Estado.
Isaac Galvão, diretor do Centro de Criatividade, explica que o local é um dos mais importantes espaços culturais sergipanos, por abrigar as mais diversas manifestações artísticas, e uma das mais tradicionais do período junino. “Nós estamos comemorando a resistência de um espaço cultural que, sobretudo produz, instiga e mexe com a comunidade. Além das homenagens, estamos lançando a programação de um dos mais tradicionais e animados arraiais do estado, e o deste ano promete ser ainda melhor”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Centro de Criatividade celebra 25 anos com festa típica e homenagens – Os 25 anos do Centro de Criatividade / Fotos: Marcelle Cristinne/Cultura