Centro de Atendimento à Mulher já está funcionando no Sertão sergipano
Neste primeiro semestre de 2013 já foram implantados três Centros Regionalizados de Atendimento a Mulher (Cream) no Estado de Sergipe, somando um total de cinco centros já em funcionamento. Na manhã desta quarta, 15, foi a vez do município Poço Redondo, que inaugurou o Centro “Maria Isabel da Silva” com a presença da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, do prefeito, Roberto Araújo, do deputado Estadual, João Daniel, e da coordenadora do centro, Marlene Araújo. Mulheres e homens representantes de movimentos sociais da região também marcaram presença.
Esses centros têm o papel fundamental de atender as mulheres em situação de violência e conta com uma equipe de advogados, psicólogos e assistentes sociais. Em Poço Redondo, o Cream terá capacidade para dar assistência a todos os municípios do alto sertão sergipano. Para Marlene Araújo, coordenadora do centro, esse é um momento muito feliz para o município. “Poço Redondo está em festa, juntamente com os demais municípios. É uma vitória para as mulheres, que muitas vezes são vítimas de violência. Estamos aqui à disposição para as que precisarem dos nossos serviços”, diz Marlene.
Durante a solenidade de inauguração, grupos culturais da região apresentaram seus trabalhos. A Banda Fanfá Sertão Música abriu a cerimônia com o hino municipal e o grupo de percussão da banda Afro-Peti, composta por alunos do Pró-jovem, completaram a festa.
O momento também foi bastante oportuno para a lembrança da mulher que levou o nome ao centro de referência de Poço Redondo, Maria Isabel da Silva, falecida em um acidente. O movimento de pequenos agricultores – MPA – da região, do qual a jovem fazia parte, prestou uma bela homenagem e emocionou a todos, em especial aos familiares de Maria Isabel, que estavam presentes.
De acordo com a secretária Maria Teles, para o pleno funcionamento do centro, outras sete prefeituras irão dar suporte. A secretária destacou o município de Nossa Senhora da Glória que já está participando do plano de compartilhamento, mas no momento o prefeito não pode comparecer para assinar o termo. “Ele irá participar de forma financeira, e os outros municípios irão participar cedendo profissionais”, ressalta a secretária, que aproveitou o momento para convidar Poço Redondo para participar da capacitação que acontecerá em Glória, nos dias 21, 22 e 23 deste mês de maio.
Maria Teles também entregou a chave do carro que estará disponível especialmente para as mulheres em situação de violência. “O centro tem a finalidade de acolher. Por isso temos o carro para deslocar as mulheres vítimas de violência doméstica”, disse. De acordo com a secretária, o combate à violência não pode parar. “Existe violência, mas a doméstica é a pior, pois você dorme e acorda sendo violentada. Não podemos parar de combater”, ressalta.
Outras Unidades
Já foram instalados cinco Centros Regionalizados de Atendimento à Mulher em Sergipe. O primeiro aconteceu no ano de 2012, no município de Tobias Barreto, e atende aos demais de toda a região do Centro Sul do estado. Carmópolis foi o segundo município a receber o centro, e atende os outros nove que fazem parte do território do leste sergipano. Em seguida foram inaugurados centros em Itabaiana e Propriá, somando um total de vinte e oito municípios beneficiados desses serviços. O próximo será instalado em Estância e atenderá toda a região sul de Sergipe. Os Cream’s são frutos de uma parceria entre o governo federal com o governo estadual e as prefeituras municipais e prestam serviços psicológicos, sociais e jurídicos a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Presenças
Participaram da solenidade a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, o deputado Estadual João Daniel, o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, o vice-prefeito, Petrúcio da Silva. Asecretária adjunta da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), Selma Amorim e a coordenadora Marlene Araújo. Vereadores do município também estavam presentes, como Claudir dos Santos, presidente da câmara, além das coordenadoras de políticas para as mulheres de Tobias Barretos e Barra dos Coqueiros, Elenilza Carvalho e Edênia Francisca, respectivamente.
A primeira dama e secretária de assistência social de Propriá, Rosângela Lima, também participou da cerimônia. Profissionais que fazem parte do Cras e Creas, que irão dar suporte ao centro de Poço Redondo, também estavam presentes. Assim como Cícero Dantas, advogado do Cream inaugurado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]