Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Carmópolis será inaugurado nessa 5ª feira
Os nove municípios que integram o território do leste sergipano – Carmópolis, Japaratuba, Pirambú, Capela, General Maynard, Rosário do Catete, Divina Pastora, Siriri e Santa Rosa de Lima – serão contemplados com o Centro Regionalizado de Atendimento a Mulher em Situação de Violência (CREAM) “Maria Célia de Santana Magalhães”. O espaço, que está localizado na rua Manoel Joventino Magalhães, nº 154, em Carmópolis, será entregue a população às 16h dessa quinta-feira, 24, pelo governador Marcelo Déda.
A solenidade contará coma presença da diretora de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, da Presidência da República, a médica sanitarista Karina Morelli. Também participará do ato, a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos, entre outras autoridades.
Parceria
O Centro Regionalizado de Atendimento a Mulher do Leste Sergipano foi implantado graças a uma parceria firmada ente os governos federal e estadual e um consórcio entre as prefeituras municipais. Ele está orçado em R$ 75.715,00 (recursos federais) e, desse montante, R$ 45 mil foi destinado à compra de um veículo pálio, para auxiliar na execução das atribuições do Centro. A iniciativa está prevista em convênio.
De acordo com a norma técnica de uniformização, o CREAM é o espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres que visa à ruptura da situação de violência e a construção da cidadania das mulheres. Isso através do atendimento intersetorial e interdisciplinar – psicológico, social e jurídico. Sua capacidade de atendimento é de três mil mulheres por mês.
“As ações estarão pautadas no questionamento das relações de gênero, base das desigualdades sociais e da violência contra as mulheres. Também devendo voltar-se ao enfrentamento de todas as formas de violência”, explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles.
Outros CREAMs
Nesse mesmo modelo de parceria e consórcio, Sergipe já conta com o Centro Regionalizado de Atendimento a Mulher em Situação de Violência do território Centro Sul. Esse, inaugurado em 2011 pelo governador Marcelo Déda, está sediado em Tobias Barreto.
Por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Governo de Sergipe está articulando a instalação de novos centros nos demais territórios do estado. O centro do território Sul deverá ser instalado em Estância; do território do Alto Sertão, em Poço Redondo; do território do Baixo São Francisco em Propriá e do território do Agreste Central em Itabaiana.
A Barra dos Coqueiros também possui um CREAM. O Centro Regionalizado de Atendimento a Mulher Neuzice Barreto funciona com recursos do próprio município.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Carmópolis será inaugurado nessa 5ª feira – Fotos: Ascom/SEPM