Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano comemora um ano na próxima semana
Temas como “A Construção da Cidadania e Controle Social”, e “Cuidar em Liberdade” serão debatidos em palestras para os profissionais. Já os usuários participarão de exposições artísticas e um torneio de futebol.
O David Capistrano foi o primeiro CAPS implantado pela saúde pública municipal de Aracaju e tem, como os outros CAPS, a proposta de atendimento que se preocupa em cuidar dos pacientes e lhes proporcionar uma nova oportunidade de se inserir na sociedade.
Cerca de 200 portadores de sofrimentos psíquicos fazem parte do David Capistrano. Eles são tratados através do acompanhamento das respectivas famílias, por meio de reuniões e assembléias realizadas periodicamente.
Oficinas terapêuticas e atividades de educação física também fazem parte do tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, arte-educadores, professores de educação física e oficineiros.
Depois de implantada essa nova forma de atendimento a usuários portadores de transtornos mentais, o número de internações em clínicas psiquiatras reduziu em 40%. Isso mostra o quanto é importante um tratamento de qualidade, evidenciando que é possível se conviver com as diferenças.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]