[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A equipe responsável pela realização da histeroscopia diagnóstica no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) agora conta com mais um anestesiologista. De acordo com a gerente de Serviço Especializado do Centro, Luciana Alves, o reforço garante a possibilidade de anestesia em todas as 50 vagas ofertadas semanalmente para o exame. A histeroscopia permite ao médico analisar diretamente a cavidade uterina da paciente e encontrar alterações que, sob outros meios, estariam quase ocultas. Em Sergipe, o Caism é a única unidade de saúde pública que realiza o exame.

"Estávamos com uma agenda a longo prazo, já que a maioria das pacientes faz a opção de se submeter ao método com anestesia. Agora temos dois anestesiologistas, um em cada turno, que atuam de segunda a sexta-feira. Foi uma mudança simples, mas que já está trazendo excelentes resultados", disse a gerente, acrescentando que a equipe formada por cinco histerocopistas, dois anestesistas, uma enfermeira e auxiliares de enfermagem, atende em média 200 pacientes por mês.

Luciana destacou que a histeroscopia diagnóstica é o único exame que proporciona a visão interna do útero. "Procedimentos complementares, como a citologia e a ultrassongrafia transvaginal, fazem apenas a sugestão de que existe uma patologia. A confirmação, no entanto, só através da histeroscopia", afirmou.

Além de detectar lesões no canal e na cavidade uterina, o exame é fundamental para o estudo das causas da esterilidade e da infertilidade, avaliação de disfunções hormonais e para o diagnóstico de malformações uterinas e demais patologias. "É um método minucioso, preciso e que não possui faixa etária específica", complementou Luciana.

O histeroscópio, equipamento utilizado para o exame, é um pequeno tubo por onde passa um conjunto de lentes capazes de oferecer uma visão privilegiada do interior da cavidade uterina. "Esse aparelho está acoplado numa câmera, razão pela qual o exame é também designado como vídeo-histeroscopia", explicou Luciana.

Serviços

O Centro de Atenção à Mulher oferece outros serviços especializados de prevenção, diagnóstico e tratamento, como ultrassonografias, eletrocardiograma, mamografia, mastologia, assistência ginecológica, realização de pré-natal em gestações de alto risco, além de serviços de enfermagem, psicologia e assistência social. A unidade está localizada no Centro Administrativo Augusto Franco, s/nº, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.