[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) atende toda semana a dezenas de pacientes que apresentam complicações durante a gestação. De acordo com a gineco-obstetra Daniela Biller, apesar de a gravidez ser um fenômeno natural e, na maioria dos casos, transcorrer sem qualquer complicação, algumas mulheres têm gestação de alto risco, o que pode afetar seriamente o desenvolvimento e a saúde do feto.

No Caism, elas encontram o atendimento especializado de que precisam com a realização de serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, como ultrassonografias, eletrocardiograma, assistência ginecológica, além de serviços de enfermagem, psicologia e assistência social. Uma média de 1.600 pacientes são atendidas por mês no local.

As gestações de alto risco ocorrem por uma série de fatores, que vão desde as condições de vida e comportamento da mulher a fatos totalmente alheios ao seu controle. Hipertensão crônica, diabetes, cardiopatia, insuficiência vascular, doenças infecto-contagiosas, infecção urinária recorrente e doenças sexualmente transmissíveis são algumas patologias obstétricas que caracterizam a gestação de alto risco.

Segundo Daniela Biller, existem outros problemas específicos da gravidez que podem trazer complicações para a saúde da mãe e do feto, como a pré-eclâmpsia. Nessa doença hipertensiva, característica dos últimos três meses de gravidez, a gestante apresenta inchações e dores de cabeça. Caso sua pressão não seja bem controlada, pode evoluir para a eclâmpsia durante ou após o parto, gerando convulsões, estados de coma e até mesmo a morte, alerta.

Seja qual for a patologia, Daniela ressalta a importância do diagnóstico antecipado. "Se o tratamento dessas patologias for iniciado com a devida antecedência, os resultados serão satisfatórios para o neonato e para a mãe", diz a médica, acrescentando que o pré-natal em gestações de alto risco diminui os índices de mortalidade materna e perinatal, além de reduzir o número de internamentos em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN’s).

O Centro de Atenção Integrada à Mulher está localizado à Avenida Tancredo Neves, s/nº, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O telefone para mais informações é (79) 3218-9400.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.