[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) oferece diversos serviços para o diagnóstico e tratamento de doenças mamárias, sobretudo do câncer de mama. São consultas com mastologistas, realização de mamografias, biópsias, punções, citologias mamárias, entre outros, realizados diariamente naquela unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com o coordenador geral do Centro, Cláudio Mitidieri, um importante serviço dessa área é a punção aspirativa por agulha fina (PAAF).

"A PAAF permite a elucidação diagnóstica antes de uma possível cirurgia, distinguindo casos benignos daqueles suspeitos de malignidade. O método consiste na aspiração de células de uma lesão mamária. Uma agulha fina é introduzida na pele da mama e penetra até atingir a lesão, detectada anteriormente através de uma utra-sonografia. Assim, as células são aspiradas e encaminhadas para análise citológica", explicou Cláudio.

Segundo o coordenador, a PAAF oferece algumas vantagens em relação a outros métodos de biópsia. "É um procedimento com baixo índice de complicações, realizado ambulatoriamente, sem necessidade de incisão cirúrgica ou internação hospitalar. Em alguns casos, pode até afastar a necessidade de cirurgia, optando-se por acompanhamento clínico", afirmou. O Caism é a única unidade de saúde pública em Sergipe que oferece esse serviço, atendendo em média 50 mulheres por mês.

Cláudio Mitidieri frisou que o câncer de mama ainda é a causa mais freqüente de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. "A doença não atinge uma faixa etária específica, embora seja mais comum após os 40 anos. Alguns fatores de risco são terapia de reposição hormonal, ausência de amamentação, histórico familiar de câncer de mama, menopausa após 50 anos e menarca (primeira menstruação) antes dos 13 anos. De qualquer forma, o ideal é estar sempre em alerta para qualquer alteração na mama", acrescentou.

Auto-exame

O médico alertou também para a importância do auto-exame que, segundo ele, a forma mais simples e segura de detectar em tempo hábil qualquer alteração. "As mulheres que ainda apresentam ciclo menstrual devem fazer o auto-exame da mama uma semana após a menstruação. Já as mulheres menopausadas, ou seja, que não menstruam mais, devem escolher um dia específico do mês e realizar sempre naquela data", explicou, reforçando que o procedimento deve ser feito mensalmente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.