[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em alusão ao Dia Nacional do Folclore, comemorado nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), por meio do Centro de Artes J. Inácio, realizou no último dia 20 o ‘Sábado Cultural’, em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras.

Durante todo o dia aconteceram apresentações de grupos folclóricos, além das exposições de produtos de artesanato em cerâmica, renda irlandesa, patchwork e crochê, escultura em madeira e réplicas das igrejas históricas da região.

De acordo com a diretora do Centro de Arte J. Inácio, Marta Amaral, a iniciativa visa divulgar a importância o folclore. “O Centro de Arte é um espaço cultural e, por isso, promover ações que incentivam o conhecimento das nossas tradições é fundamental para os turistas e o nosso próprio povo”, avaliou Marta.

Hildênia Santos de Oliveira, assessora técnica da Secretaria de Cultura do município de Laranjeiras, explicou que na região Nordeste o município é um dos que tem maior número de manifestações folclóricas vivas e atuantes.

“Acredito que seja de todo Brasil. Hoje, estamos trazendo uma pequena amostra das produções de artesanato e escultura da cidade, além de grupos folclóricos do município como Reisado Mirim do Balde, formado pelo grupo Flor do Lírio”, detalhou.

Ademar Limar, escultor de arte sacra há mais de 30 anos, demonstrou aos visitantes do Centro de Arte como produz uma imagem de São Jorge em madeira. “Estar aqui é um oportunidade ótima de divulgar o nosso trabalho e mostrar às pessoas como ele é feito”, pontuou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.