[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Cultura e Arte J. Inácio iniciou nesta quinta-feira, 9, a exposição ‘O Corpo e Seus Símbolos’, do fotógrafo César Leite. A mostra traz uma visão particular do trabalho fotográfico do artista e professor sobre imagens corporais dos alunos da Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, e ficará em cartaz até o dia 3 de julho.

A exposição apresenta 24 fotografias digitais a partir de diversos olhares a respeito do corpo e o ambiente dos educandos, destacando a inspiração do artista, que partiu de experiências diárias, múltiplas situações e espaços onde o corpo apresenta-se como o objeto principal.

Na abertura, sergipanos e turistas prestigiaram o resultado desse projeto fotográfico e assistiram ao curta metragem ‘Balaio de um Folgazão’, com direção da jornalista Rita Simone. A performance ‘Mamulengando’, apresentada por César Leite, animou o público. A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, prestigiou o evento e destacou a capacidade dos artistas sergipanos. “Estamos mostrando uma nova fase do centro de artesanato. Nosso objetivo é abrir espaço para os artesãos sergipanos, que muitas vezes não tem onde expor os seus produtos”, ressaltou.

Para Eliane, além dos turistas, a população sergipana precisa saber que no Centro é possível encontrar produtos bonitos e de extrema qualidade. “A atuação do Estado junto aos artesãos melhorou muito. Recentemente fizemos uma capacitação com artesãs e queremos continuar qualificando essas pessoas para que os produtos regionais possam ser levados para qualquer lugar do mundo”, afirmou.

A exposição e apresentações realizadas marcaram a abertura das celebrações juninas no Centro de Arte. “A proposta é fazer do Centro uma referência para população no que diz respeito à exposição e comercialização do artesanato genuinamente sergipano. Os artesãos do Estado precisam desse apoio para divulgar o trabalho e o Centro de Arte está de portas abertas”, enfatizou a coordenadora da unidade, Marta Amaral.

Aprovação dos turistas

O casal de turistas de São Paulo, Ledi Maria Nunes e Cláudio Nunes, aprovou a qualidade dos produtos expostos no Centro. “É a primeira vez que visitamos Sergipe e estamos encantados com as belezas naturais, a receptividade da população e com o belíssimo artesanato do local. Esse local é ótimo para que o turista possa prestigiar os produtos genuinamente sergipanos”, avaliou Ledi.

O Centro

Fundado em 2004, o Centro de Arte é um espaço de divulgação do artesanato sergipano que conta com oito boxes e um show room, espaços onde o turista encontra peças artesanais organizadas por tipologia. Salas de artesanato de palha, bordados, cerâmica e derivados também são encontradas no Centro. O artesanato exposto no Centro é essencialmente sergipano, critério definido desde sua fundação para que o turista tenha garantia de que está adquirindo o artesanato de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.