Central vai otimizar o uso de equipamentos hospitalares no HUSE e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes dispõem de um serviço pioneiro na área de logística hospitalar em Sergipe, a Central de Equipamentos Hospitalares. A iniciativa, que passa a funcionar em tempo integral nesta quarta-feira, 13, tem como principal finalidade otimizar o uso dos equipamentos e acessórios médico-hospitalares em todos os setores das duas unidades de saúde. Isso vai garantir mais qualidade no atendimento e a redução de despesas com manutenção corretiva.
A criação da Central de Equipamentos Hospitalares foi uma das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para garantir o pleno funcionamento do parque tecnológico do HUSE e da maternidade. Um aspecto importante do serviço diz respeito ao maior controle que a gestão passará a ter com os gastos em manutenção corretiva de equipamentos e acessórios hospitalares. Isso porque um dos atributos da Central é auxiliar as unidades na aquisição dos aparelhos, além de mantê-los em condições de operação permanente, segura e econômica.
De acordo com o diretor-geral da maternidade, George Caldas, a iniciativa é importante porque resulta no aperfeiçoamento, recuperação e reposição dos equipamentos em tempo hábil. "Percebemos que houve mais dinamismo na circulação dos aparelhos dentro da unidade. Com a Central existe também a possibilidade de monitorar melhor o funcionamento e desempenho dos equipamentos em cada setor", explicou George. Na maternidade, o serviço foi implantado em dezembro do ano passado.
Outra característica importante do serviço será a possibilidade de oferecer treinamentos para os usuários desses aparelhos. "A equipe poderá colocar em prática não só a manutenção corretiva, mas também a preventiva, que nunca existiu. Além disso, a Central ainda vai permitir um acompanhamento mais rigoroso dos contratos de manutenção", avaliou o diretor-geral do HUSE, Josias Passos. Ele acrescenta que o serviço também terá como benefício a substituição de equipamentos defasados tecnologicamente.
Novas tecnologias
A atuação da Central não ficará restrita à assistência 24 horas dos equipamentos hospitalares. É atributo dela, ainda, pesquisar novas tecnologias que possam ser aplicadas nas duas unidades, de forma segura e econômica, mantendo junto à direção do hospital e da maternidade uma política permanente de aquisição e renovação dos equipamentos.
"Não existe em Sergipe um órgão ligado à Saúde que conte com o mesmo serviço que implantamos nessas unidades. Não temos notícias no Nordeste de uma equipe que funcione especificamente para trabalhar com equipamentos, a exemplo desta que está iniciando as atividades em tempo integral", informou Luiz Humberto Silva, gestor de equipamentos médicos hospitalares da SES.
Funcionamento
Segundo Luiz Humberto, a assistência prestada pela Central de Equipamentos no HUSE contará com uma equipe de oito profissionais que vai se revezar em regime de plantão. Por ser o Centro Cirúrgico um dos setores do hospital que demandam os procedimentos mais complexos, a atenção do grupo será reforçada no setor.
"Enquanto um profissional percorre e supervisiona as instalações do prédio, outro ficará em tempo integral no Centro Cirúrgico, fazendo a checagem diária antes dos procedimentos e avaliando a situação dos aparelhos. Além disso, uma central telefônica estará disponível para as demandas de cada setor", frisou Humberto.
Condições de trabalho
O gestor disse ainda que o funcionamento da central vai refletir também na melhoria das condições de trabalho dos profissionais do hospital. "Antes era atributo do enfermeiro fazer a avaliação e preparação de todo o equipamento que seria utilizado no procedimento cirúrgico. Com a implantação deste serviço, tiramos essa responsabilidade do enfermeiro, que muitas vezes se dividia entre o equipamento e o cuidado com o paciente", salienta.
Na maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a Central vinha funcionando com dois funcionários que faziam a reposição e manutenção preventiva dos aparelhos. A partir desta quarta-feira, 13, quando passará a funcionar em tempo integral, uma equipe de cinco servidores vai garantir o funcionamento e gerenciamento de respiradores, incubadoras, spots de fototerapia, bombas de infusão e balanças, entre outros equipamentos da maternidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Central vai otimizar o uso de equipamentos hospitalares no HUSE e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – Foto: Márcio Garcez