Central de Transplantes realiza ações educativas na Semana do Doador
Uma palestra informativa sobre a importância de doar órgãos e tecidos, dirigida aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), marcou o início da Semana de Doação de Órgãos e Tecidos na manhã desta segunda-feira, 24. A palestra fez parte da programação elaborada pela Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE) para esclarecer as dúvidas de servidores públicos, profissionais de saúde e da população em geral sobre o processo que envolve a doação e transplante de órgãos e tecidos.
Nesta terça-feira, 25, uma panfletagem vai acontecer durante todo o dia no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), com a participação da equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). De acordo com o coordenador da CNCDO/SE, Benito Fernandez, a programação de palestras e panfletagens será realizada a semana inteira em vários pontos da cidade.
O objetivo é desmistificar alguns dos tabus enraizados sobre morte encefálica (ME) e demais etapas que ocorrem até a realização do transplante, a fim de facilitar as doações. "Queremos estimular o interesse das pessoas por esse assunto, transformá-las em multiplicadores de informação", ressaltou Fernandez.
Campanha
A programação da Semana de Doação de Órgãos faz parte da Campanha Nacional deste ano, cujo dia D de mobilização acontecerá na quinta-feira, 27, quando é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Este ano, a campanha em Sergipe foi aberta pela Central de Transplante durante o VI Congresso Sergipano de Saúde, realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.
Estandes educativos serão montados nos dias 26, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), 27, no Shopping Jardins, e 28, na Universidade Tiradentes (Unit). A programação da Semana será encerrada no sábado, 29, às 19h30min, com uma missa em ação de graças por doadores de órgãos e receptores na Igreja São José.
Agendamento
A Campanha de Doação prossegue com palestras promovidas pela Central de Transplantes, que podem ser agendadas por instituições, escolas e empresas, através do telefone (79) 3259-3491. "Estamos sempre dispostos a prestar esclarecimentos", concluiu Benito Fernandez.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Central de Transplantes realiza ações educativas na Semana do Doador – Benito Fernandez / Foto: Márcio Garcez/Saúde