[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começa nesta quarta-feira, 30, e vai até 31 de agosto o prazo para as escolas públicas enviarem ao Ministério da Educação (MEC) os dados necessários para o Censo Escolar 2007. As informações devem ser encaminhadas para o site www.mec.gov.br/inep. Posteriormente, elas serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nas unidades de ensino que não possuem acesso à internet, o preenchimento será feito em formulário de papel. As escolas públicas interessadas poderão procurar a orientação do Serviço de Informações e Estatísticas (Sines), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), para digitação dos dados. As secretarias municipais de Educação que possuírem acesso à internet também poderão realizar o encaminhamento das informações.

Segundo diretora do Sines, Antônia Soares, o Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todos níveis (educação infantil, ensino fundamental e médio) e modalidades de ensino (educação de jovens e adultos, especial e profissional). A diretora destacou ainda que, com o resultado do Censo Escolar, o MEC cria políticas públicas comprometidas com o fortalecimento e universalização da educação básica, implementando programas e projetos para a permanência dos grupos sociais menos favorecidos nas escolas brasileiras.

"Algumas ações já realizadas a partir dessa investigação foram o Programa de Alimentação Escolar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Escola Aberta e, mais recentemente, o Fundo da Educação Básica (Fundeb), entre outras medidas de combate à exclusão social", afirmou Antônia.

Diversidade

O Censo Escolar 2007 investigará sobre a diversidade e a inclusão social nas escolas, questionando os trabalhadores da educação sobre, violência, meio ambiente, identidade cultural, orientação sexual e questões étnico-raciais.

Esses temas foram selecionados por meio de pesquisas realizadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), detectando que os alunos afrodescendentes e indígenas apresentavam problemas com relação à permanência nas escolas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.