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A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram nesta sexta-feira, 5, em Nossa Senhora das Dores, mais uma edição do censo educacional. A ação foi solicitada pela Prefeitura Municipal com a finalidade de identificar as causas da evasão escolar que vem atingindo as escolas da rede municipal de ensino desde o ano de 2006. A partir desse período, foi registrada a ausência de 1.034 alunos de algumas das 25 escolas da rede municipal de Nossa Senhora das Dores.
 
Durante o censo, 550 recenseadores voluntários visitaram 7.500 residências da zona urbana e de 22 localidades da zona rural. Eles são alunos, professores, membros do Conselho Tutelar e, principalmente, Agentes de Saúde, responsáveis pela coordenação da coleta de dados.
 
A coleta de dados do censo é baseada na metodologia fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nela, ainda é possível identificar crianças e adolescentes que não tenham sub-registro, pessoas com necessidades educacionais especiais e analfabetas.
 
Solenidade
 
A solenidade de abertura do evento aconteceu logo no início da manhã, no Colégio Estadual General Calazans, e reuniu representantes da Seed e do Ministério Público Estadual, educadores, políticos, lideranças, estudantes e pessoas da comunidade.  A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Pereira de Araújo, representou o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima.
 
Membros do Ministério Público, a exemplo do promotor da Comarca, Gilton Feitoza, e dos promotores Fausto Valois e Etélio Prado Júnior, que atuam na área da educação, foram ao local do evento acompanhar o processo de realização do censo educacional. Também compareceu o prefeito municipal, Aldon Luiz dos Santos.
 
A secretária Hortência Araújo disse que a ação conjunta mostra a preocupação de todos os órgãos com a educação. “A Seed tem executado parcerias diversas com o objetivo de qualificar a educação pública, tanto na rede estadual como nas redes municipais”, afirmou. Ela lembrou que o governo tem feito muitos investimentos, porque acredita na melhoria da escola pública.
 
“Temos o ‘Sergipe Alfabetizado’, que, em consonância com o Programa ‘Brasil Alfabetizado’, do governo federal, oferece a alfabetização aos que não tiveram condições de aprender a ler e escrever. Neste governo, a nossa escola está sendo valorizada. Reformas da estrutura física estão sendo realizadas por todo o estado”, disse a secretária.
 
“O salário dos nossos professores agora são os melhores de todo o Nordeste e estamos dotando as unidades de recursos para garantir a aprendizagem dos alunos”, reforçou a secretária. “Tenho muito orgulho de trabalhar com uma equipe e um governo que possuem como base a ética de administrar”, concluiu Hortência Araújo.
 
Parceria
 
Os promotores Gilton Feitoza e Fausto Valois  também enalteceram a parceria em prol de uma educação de qualidade. “É através da educação que se alavanca o país”, disse Fausto Valois.
 
Já o prefeito Aldon Luiz, considerou que a iniciativa proporcionará a Nossa Senhora das Dores um direcionamento de ações capaz de garantir o melhor funcionamento do setor educacional. “Esta ação será de grande importância para o município de Nossa Senhora das Dores, por isso estamos com uma grande expectativa”, disse o prefeito municipal, Aldon Luiz.
 
“Com a realização do censo, a prefeitura quer identificar estes alunos, saber o motivo da evasão e convencê-los a retornar ao ambiente escolar”, completou o secretário da Educação do Município, José Wilson Santos Barroso.
 
Coleta de dados
 
Para garantir o resultado positivo das ações, os recenseadores receberam as orientações necessárias da coordenação estadual. A professora Selma Siqueira, da Seed, disse que o trabalho é simples, mas requer compromisso e responsabilidade.

Professora da Escola Municipal Hozana Azevedo, Eunice Melo de Santana é uma das voluntárias. Ela disse que a iniciativa tende a engrandecer a educação no município e que muitos desses alunos migraram para as escolas estaduais por conta da oferta de recursos materiais e de infraestrutura que elas disponibilizam. “Temos que oferecer algo que atraia esses alunos de volta e, ainda, que garanta a sua permanência”, disse Eunice.
 
Atentos aos mais experientes, alunos da rede estadual, todos voluntários, se preocupavam em tirar dúvidas sobre o questionário. A professora Mônica de Andrade orientava o aluno Lucas Silva. Já Thais Carvalho, 17 anos, aluna do 3º ano do Colégio General Calazans, se mostrava ansiosa para realizar o trabalho. “Isso tudo está sendo um grande aprendizado”, disse a estudante.
 
De porta em porta, divididos em grupos e acompanhados pelos coordenadores, os alunos se desdobram para cumprir as tarefas. Israel, por exemplo, fez sua primeira visita à casa de Gardênia Oliveira. A dona de casa de 26 anos é viúva, aluna do Projovem e tem três filhos, todos na escola. Com essas informações a visita não se prolongou e o estudante seguiu para outra residência.
 
“Alguns casos serão assim, mas por certo vamos encontrar residências com pessoas que não sabem ler e escrever, com necessidades especiais, sem registro ou contendo crianças fora da escola. Aí a entrevista demora mais um pouco”, disse a coordenadora e agente de saúde, Dulcinéia Santana.
 
Na avenida Pedro Nascimento os recenseadores notificaram que a dona de casa, de 58 anos, Maria da Conceição Santos, não foi alfabetizada. Em outro ponto da cidade, as colegas de sala, Grazielle Lima e Cleidiane Santos, levantaram em pouco mais de 40 minutos de visita ao Loteamento Caiçara, a existência de mais dez donas de casa que não foram alfabetizadas.
 
Cidadania
 
“Com os resultados destes questionários vamos possibilitar que o gestor de Nossa Senhora das Dores tenha uma visão ampliada de todas as demandas. Assim ele fará um trabalho mais eficaz, garantindo à população o direito à cidadania plena”, afirmou a professora Selma Siqueira.

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