Ceac volta a oferecer atendimento do INSS
O trabalhador rural José Vieira Alves saiu cedo de casa para solicitar seu requerimento de aposentadoria. "Acordei cedo porque sabia que essas coisas sempre demoram e têm fila". O que José Vieira não sabia é que o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar, em Aracaju, voltou a oferecer este tipo de atendimento. "Quando cheguei à central, me indicaram o Ceac e fizeram meu agendamento na mesma hora", contou o trabalhador rural. José foi o primeiro cidadão a ser atendido no novo posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) inaugurado nesta segunda-feira, 12. Em cinco minutos, o trabalhador rural já havia concluído seu atendimento. "Finalmente o INSS está de volta. Isso facilita a vida", afirmou satisfeito.
O novo ponto de atendimento disponibilizará serviços como simulação da contagem de tempo na contribuição, inscrição de contribuição, agendamento do requerimento do beneficio, fornecimento de extrato, levantamento de emissão de juros para contribuintes, marcação de perícia, entre outros. A ação significa o fortalecimento de uma parceria entre o INSS e o Governo do Estado de Sergipe, por meio do Programa Ceac. "Estamos retomando a participação do INSS no CEAC para disponibilizar serviços com 100% de resolutividade. Tudo será resolvido na mesma hora", disse Augusto Fábio Oliveira, gerente executivo do INSS.
A chegada do novo posto do INSS pretende desafogar o fluxo das duas agências de atendimento já existentes. "Estamos prevendo um movimento de aproximadamente 500 pessoas por dia neste posto do CEAC", contou Augusto, lembrando que o INSS estará também no CEAC que será inaugurado na rodoviária José Rollemberg Leite.
Para Augusto Fábio, a chegada do instituto representa a oportunidade de atender melhor o cidadão. "O Ceac é exemplo de democracia e liberdade na prestação de serviços. A vinda do INSS para esta central de atendimentos significa modernização, conforto, facilidade, economia de tempo e esforço ao cidadão", observou.
O secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, ressaltou que oferecer serviços de qualidade, num contexto de excelência e no menor prazo possível, é uma tendência mundial. "Países a exemplo de Portugal já são considerados destaque por disporem de um sistema de excelência semelhante ao que temos em Sergipe com o Ceac. Não se concebe um governo moderno que não tenha um serviço centralizado, com a integração dos diversos órgãos públicos e privados de interesse público. Preocupar-se com o cidadão é o mesmo que fomentar a cidadania no Estado", afirmou o secretário, acrescentando que a reunião de diversos órgãos em um único lugar como o Ceac racionaliza os custos.
Com a chegada do INSS, o Ceac soma 15 órgãos entre públicos e privados e já disponibiliza à população mais de 160 serviços diferentes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]