[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Comodidade. Esse é, para a aposentada Maria de Souza, 78 anos, o principal serviço do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rua do Turista. E para ela, que buscou um dos guichês da Deso na tarde desta quinta-feira, 20, esse é um dia de celebração de uma conquista. Isso porque a unidade localizada no Centro de Aracaju está completando exatamente um ano de dedicação à qualidade no atendimento a quem busca um de seus órgãos parceiros e toda a equipe fez questão de promover uma comemoração singela.

“Sempre que preciso e posso resolver algum problema no Ceac, eu venho porque sei que irei encontrar pessoas atenciosas e bem preparadas para me receber. E esse centro de atendimento, da Rua do Turista, é o melhor para mim, pois tem menos pessoas para serem atendidas, moro aqui perto e aproveito para, depois de resolver minhas pendências, passear pelo calçadão”, detalhou Maria de Souza.

Assim como ela, 1.400 pessoas em média procuram o centro de atendimento todos os dias em busca de seus 77 serviços oferecidos por 11 órgãos parceiros. Para Deborah Arôxa, superintendente de Modernização da Gestão, da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), à qual os Ceacs fazem parte, tratam-se de números excelentes para 365 dias de funcionamento.

“Foi um sucesso no novo modelo de atendimento da rede Ceac, ele foi todo preparado para que ofereça um ambiente adequado para que o cidadão espere o mínimo possível, inclusive o tempo médio de espera daqui é de nove minutos, inclusive o Detran que tem apenas 10 minutos de tempo de espera, então é um sucesso realmente. Ela foi projetada inicialmente para ter 20 mil atendimentos ao mês, mas já chegamos a trabalhar com 35 mil em um mês e, mesmo assim, não houve filas”, revelou a superintendente.

Busca pela excelência em atendimento

Segundo a diretora geral dos Ceacs, Mônica Mangueira, esse resultado se deve principalmente à atenção do Governo do Estado em oferecer um ambiente confortável e moderno para os cidadãos que buscam os serviços, como também oferece capacitação e ações de qualidade de vida aos servidores. “Eles participam de ginástica laboral duas vezes por semana e de um programa de capacitação sobre atendimento, relacionamento interpessoal e integração com a equipe. O corpo gestor também passa por um processo de capacitação mensal, com reuniões, discussões de melhores práticas e aplicação delas”, apontou a diretora.

Na análise de Moisés Santana, diretor geral da unidade, o Ceac da Rua do Turista fui um grande marco para o governo do Estado e, para o cidadão, foi um passo muito grande para inclusão social. “Isso porque ele veio para abranger ainda mais serviços e para facilitar a vida do cidadão. Por ser a unidade mais recente, ela é uma evolução do modelo aplicado nos outros Ceacs, melhorando o atendimento e a estrutura física. Cada uma das unidades tem um perfil de atendimento de acordo com sua localização, mas esse que fica no centro da capital acaba abrangendo todos os tipos de pessoas, desde estudantes da região a pessoas que trabalham e residem no coração da cidade”, explicou.

Izadora Rodrigues é servidora concursada do Governo do Estado e, dentro da rede Ceac, já trilhou uma carreira e atua agora na unidade da Rua do Turista. “Esse Ceac é um diferenciado porque apresenta um atendimento diferenciado por ser menos burocratizado, com resolução direta das solicitações. Desde que passei no concurso, em novembro de 2008, já passei pelas três unidades dos Ceacs, fui promovida a diretora e, nessa do Centro, estou desde novembro de 2012. E, em todas elas percebo o esforço e a atenção que os servidores dedicam a fazerem o melhor pelo cidadão que os busca”, definiu a diretora operacional do turno da tarde.

Desde maio deste ano, o Ceac do Centro abriga o projeto 0800-079-6100, que é a central de informações na qual o cidadão disca o número e entra em contato com atendentes preparadas. Tereza Simone Ribeiro Goes é uma delas. “O Projeto 0800 tem sido um sucesso. Muitas pessoas nos telefonam em busca de informações sobre locais, horários de atendimento, documentos necessários, taxas e outros dados para a obtenção dos serviços pretendidos. Assim, o cidadão é encaminhado ao local mais próximo de sua residência”, explicou a telefonista.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.