[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa de transferência de renda e geração de cidadania ‘Mão Amiga’, através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Regional Sergipe (Senar/SE) certificou nesta sexta-feira, 6, em Boquim, 272 beneficiários catadores de laranja. A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

Na ocasião foram certificados trabalhadores dos municípios de Pedrinhas, Arauá e Boquim nos cursos de informática básica, cerqueiro, agricultura geral e aplicação de agrotóxicos. Os três municípios foram selecionados porque estão geograficamente próximos, mas as demais cidades beneficiadas pelo Mão Amiga também foram contempladas com capacitações.

“Melhor do que o auxílio financeiro que o programa oferece, o Mão Amiga qualifica profissionalmente os seus beneficiários. Esse foi o principal objetivo do Governo do Estado ao criar o Mão Amiga em 2009. Trabalhamos muito para que essas capacitações cheguem com muita qualidade para os trabalhadores rurais. Nosso objetivo maior é desenvolver a autonomia dessas pessoas. Por isso, a entrega desses certificados é um momento tão importante”, ressaltou a secretária Eliane Aquino.

Foram ofertadas uma turma de informática em Pedrinhas e duas em Arauá. Em Boquim, onde há 230 beneficiários, foram ofertadas quatro turmas de informática, seis de cerqueiro, quatro de agricultura geral e mais quatro de aplicação de agrotóxicos.

O prefeito de Boquim, Pedro Barbosa Neto agradeceu pela parceria do Governo do Estado, através do Mão Amiga. “Esse é um momento muito importante, pois observamos a quantidade de trabalhadores rurais que estão sendo certificados em cursos tão importantes para as suas vidas. Parabenizo e agradeço ao Governo do Estado pela importante e feliz iniciativa”.

O superintendente do Senar, Dênio Augusto Leite ressaltou que “essa certificação é fundamental para esses trabalhadores que lidam com a terra sob sol, chuva, seca ou enchente. Nada mais justo que ofertar os cursos de qualificação para os catadores de laranja. Foi com grande satisfação que realizamos essa parceria com o Governo do Estado”.

Agradecimento
A beneficiária Iraildes de Jesus, de 39 anos, de Arauá, participou do curso de informática básica e disse ter aproveitado o conhecimento adquirido. “Nunca, na minha vida, tinha mexido em um computador antes. Fiquei com medo de não aprender, mas agora garanto que tomei gosto e vou procurar uma lan house para sempre praticar”.

O catador de laranja Antônio Apóstolo dos Santos, recebeu a certificação no curso de agricultura geral. “Esse curso foi importante para eu aprender mais um pouco sobre o meu trabalho. Receber mais conhecimento é sempre bom para nossa vida”.

Presenças

Ainda participaram do evento, o vice-prefeito do município de Boquim, Genivaldo Menezes, a prefeita do município de Arauá, Ana Helena Andrade Costa, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boquim, Edinalva Lopes, a técnica administrativa do programa Mão Amiga, Auta Arnaldo, o assessor de planejamento da Seagri, José Holanda Neto, secretária de Assistência Social de Boquim, Simone Maia, e de Pedrinhas, Cilene Costa.

Programa

Criado em 2009, o programa de transferência de renda e geração de cidadania ‘Mão Amiga’ garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar no período da entressafra, através de uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro a fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.