[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde o dia 27 de outubro a companhia de teatro Stultífera Navis, através da sua sede, a Casa Rua da Cultura, realiza o projeto Temporada, uma iniciativa que exibe todos os anos espetáculos teatrais em regime de temporada. Este ano, o projeto está em cartaz até o dia 16 de dezembro e apresenta, por semana, oito espetáculos.

Lindemberg Monteiro, diretor da Casa Rua da Cultura e do grupo Stultifera Navis, explicou que o projeto surgiu para fortalecer a cena teatral sergipana. “Além do nosso grupo, convidamos outros grupos e conseguimos o feito de ter oito espetáculos sendo apresentados semanalmente. Isso é muito representativo, afinal, no Norte e Nordeste do país, nenhum outro estado tem uma ação tão forte e com este número de espetáculos em cartaz”, ressaltou.

Lindemberg afirma ainda que o Projeto Temporada é uma ação de fomento a uma política pública, porém, sendo realizada por grupos independentes. “Com este projeto, buscamos a formação de plateia, que é uma demanda não só da Secretaria de Cultura, mas de todos que fazem arte. É uma ação importante para toda a sociedade sergipana, afinal, o fomento a cultura não é para os grupos de teatro, nós somos apenas o meio. Este incentivo é para a sociedade”, finalizou.

Espetáculos

As peças que estão sendo apresentados são adaptações de grandes autores como Bertold Brecht, Jean Genet, Tennessee Williams, Sófocles, Ana Cristina César, Caio Fernando Abreu, Hilda Hilst, Sérgio Sant´Anna, Lygia Fagundes Telles e Hunald Alencar.

Entre os espetáculos estão ‘Almanaque’, ‘Antígona’ e ‘Cabaret dos Insensatos’, ambos da Cia. de Teatro Stultifera Navis; ‘Cenas de Bolso – Duas Histórias de Amor’ e ‘Pela Janela’, do Grupo Caixa Cênica; ‘Cárcere do Outono’; de direção de Hunald Alencar; ‘Longe’, dirigido por Roberto Laplagne e ‘Os Marginais’, do grupo de teatro A Tua Lona. As apresentações do Projeto Temporada acontecem sempre de quinta a domingo, entre 16h e 21h.

Companhia Stultifera Navis

A Cia. de Teatro Stultifera Navis promove o projeto Rua da Cultura, desde setembro de 2002. Realizado todas as segundas-feiras no Mercado Municipal de Aracaju, Centro Histórico da capital, o projeto é um espaço gratuito e democrático, onde o artista é livre para expor sua obra. Em 2006 o Ministério da Cultura escolheu a Rua da Cultura como Ponto de Cultura, formalizando uma parceria de dois anos e meio, que pode renovar-se pelo mesmo período.

Oficinas, workshops e palestras são oferecidos na sede da Companhia. Nesse espaço, seus atores desenvolvem um treinamento de vinte horas semanais de aperfeiçoamento corporal, envolvendo dança, ginástica acrobática e técnicas circenses, além do trabalho de técnicas vocais e linguagens teatrais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.