[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe avançou mais uma vez no Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão e Atenção à Saúde (ProRedes). Na última semana, uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Fazenda (Sefaz) foi a Brasília defender a carta consulta junto ao Grupo Técnico da Comissão de Financiamentos Externos.

A secretária adjunta de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ana Cristina do Prado Dias, aponta que a apresentação foi muito bem recebida. “Durante a explanação da proposta, percebemos uma boa receptividade por parte do grupo técnico, com poucas intervenções e não foi alvo de grandes questionamentos. Isso é fruto de seguidas reuniões com a instituição financiadora, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que enviou representantes à Seplag. Juntos, elaboramos a carta consulta e resta-nos aguardar a aprovação na reunião da Cofiex que deve ocorrer em setembro deste ano”, explicou Ana Cristina.
 
Sobre o ProRedes

Com valor de operação junto ao BID em U$ 100 milhões, um dos objetivos do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão e Atenção à Saúde é consolidar a reforma sanitária, mediante a qualificação da assistência de forma sustentável, visando garantir o acesso e assegurar a melhoria das condições de saúde da população, ao mesmo tempo em que objetiva viabilizar políticas de inclusão social e reduzir as iniquidades.

O ProRedes também visa contribuir para a erradicação da miséria em Sergipe, por meio da melhoria das condições de saúde da população, principalmente os mais vulneráveis, garantindo condições de moradia adequadas e assistência universal e integral às famílias e aos indivíduos. Ele envolve três secretarias de Estado e pretende combater doenças negligenciadas como a esquistossomose e anemias crônicas provenientes de verminoses.

Um dos componentes que chamam mais atenção no programa é a substituição de duas mil casas de taipas por casas de alvenarias. Essa é a meta do Sergipe Mais Justo, que também foi contemplado no programa. Ou seja, o ProRedes dialoga com o programa social mais importante do Governo do Estado, sendo esta é uma orientação seguida pela equipe que elaborou a carta-consulta. Dessa forma, a meta mobilizadora do programa estratégico do Governo de Sergipe intitulada “Erradicar a pobreza extrema em Sergipe até 2016” continua sendo perseguida por todo o conjunto da administração estadual.

Além da promoção e prevenção em saúde para o desenvolvimento social, o projeto contemplará a rede de atenção especializada para construção, gerenciamento e compra de equipamentos para novas unidades de saúde que o Governo do Estado construirá a exemplo do Hospital do Câncer e Centros de Reabilitação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.