[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para democratizar o acesso ao ensino profissional, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para utilização da carreta-escola na capacitação de diversos jovens na área de gastronomia (alimentação saudável), moda e beleza. Os cursos integram o Projeto Técnico Social, na região do bairro Santa Maria.

Os cursos na carreta-escola tiveram início no dia de ontem, com aulas ministradas por professores especializados para qualificar pessoas para o trabalho. Segundo a professora de Moda e beleza, Maria Helena de Carvalho, essa é uma grande oportunidade para as mulheres do bairro. “É por meio dessa estrutura pedagógica, com unidades móveis, que garantimos qualificação profissional para as pessoas de baixa renda”, explica a professora.

Ela informa ainda que o curso tem término dia 31 de outubro, com carga horária total de 200 horas, distribuídas entre teoria e prática, além das aulas de relações interpessoais, qualidade na prestação de serviços, cosmetologia, saúde e beleza, tratamento capilar, harmonia e estética. A idéia é possibilitar aos aracajuanos a inserção no mercado de trabalho e a melhoria da renda familiar através de cursos gratuitos para as comunidades.

Para a manicure Maria Edilza da Silva, 28, esse é um caminho para aperfeiçoar seu trabalho. “Já trabalho na área e agora vou me esforçar muito para aprender ainda mais e poder abrir um salão. A expectativa é grande e por isso não pretendo faltar uma aula sequer”, comenta entusiasmada.

Já o curso de gastronomia (alimentação saudável), tem carga horária de 50 horas, acrescida de aulas de relações interpessoais (aulas que são realizadas em todos os cursos oferecidos pela Fundat), manipulação de alimentos e higiene. As aulas irão até dia 13 de setembro e são ministradas pela professora Aparecida Oliveira, que mostra às suas alunas a importância do consumo de alimentos saudáveis. “Esse é um trabalho muito importante, uma vez que mostra às alunas uma forma de produzir pratos compostos por alimentos saudáveis”, esclarece.

Estiveram presentes na carreta-escola no dia de hoje, o presidente da Fundat, Edson Caetano, a secretária municipal de Comunicação em exercício, Waneska Cipriano, e a coordenadora de cursos da Fundat, Marta Rocha. Em breve serão ministradas na carreta–escola cursos de qualificação básica de manicure e pedicure, qualificação básica em maquiagem e depilação, atualização em tranças e penteados, além de corte e escova.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.