Carnaval de Estância recebe apoio do Governo de Sergipe para edição 2010
“O que estou achando da festa? Que está nota 10. Nota 10 não: nota 1000. Porque não existe carnaval melhor que o de Estância. E quando o Governo resolveu apoiar tudo, aí é que a festa ficou melhor ainda”. O entusiasmo da dona de casa Katiane Santos diante da programação carnavalesca da praia do Abaís nesta segunda, 15, sintetiza a alegria e a satisfação de muitos foliões diante da edição 2010 do carnaval de Estância. Realizados pela prefeitura municipal, os eventos que movimentaram a cidade desde o fim de janeiro receberam o suporte do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (Fepcs). Liderado pelo governador Marcelo Déda e administrado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), o apoio garantiu o resgate de antigas tradições e a consolidação da festa popular no município.
Célebre pela variedade das manifestações, o carnaval de Estância tambem é conhecido por uma das mais extensas programações de todas as festas do gênero em Sergipe. Apresentações artísticas, concursos, desfiles e sambões não esperam a semana de carnaval para tomar as ruas: este ano, as comemorações foram iniciadas já no dia 31 de janeiro. Dirlanda Santos, secretária adjunta municipal de Turismo, ressaltou mais peculiaridades do carnaval estanciano e frisou o incentivo governamental como um acréscimo fundamental para o sucesso da festa.
“O carnaval de Estância sempre foi notável em Sergipe. Como é o único do Estado que dispõe da organização de escolas de samba, além dos tradicionais blocos carnavalescos, a festa aqui sempre atraiu grande público tanto na sede do município quanto na praia. Quando se tem um apoio como esse que o Governo proporcionou, a prefeitura passa a ter subsídios para a realização de eventos com ainda mais brilhantismo e organização”, enfatizou Dirlanda.
O secretário municipal de Comunicação e Turismo de Estância, Luis Carlos Dussantus, ressaltou a parceria efetuada com o Governo de Sergipe para que os festejos fossem viabilizados. “A união entre município e Estado para a promoção do carnaval é imprescindível. Sem o Governo de Sergipe, os municípios não conseguiriam atender essa demanda. Quando o Governo investe na festa e o município faz sua parte, materializando o apoio em diversão para a população, temos um carnaval de sucesso como este”.
Vital para a cidade
O público respondeu muito bem à organização da festa. No último sábado, na estrutura montada na praia do Abaís, a presença de foliões atingiu a marca de 50 mil pessoas. A estudante aracajuana Ingrid Alice Alves Santos, que frequenta regularmente o carnaval do local há cinco anos, destacou sua empolgação com o evento. “O show, a praia, o público, tudo contribui pra que a festa fique boa. E acho que a deste ano está sendo ainda melhor que a dos anos anteriores. Com certeza voltarei mais vezes pra cá”.
Madrinha de bateria da escola de samba estanciana Império do Samba, a manicure Thiene Andrade Santos conhece de perto a realidade do carnaval do município e destacou o apoio do Estado como indispensável. “Acho a revitalização do carnaval vital para a cidade. Basta partirmos da situação das próprias escolas de samba. Antes, não havia organização nenhuma. Este ano, os desfiles aconteceram com toda a estrutura, água para o público, fantasias. E isso levantou o astral da cidade inteira. Se antes não tínhamos nada, este ano tivemos tudo. Fora essa festa maravilhosa aqui na praia. O Governo de Sergipe está de parabéns pela iniciativa”, disse.
Já a estudante Cinthia Andrade frisou a capacidade atrativa do carnaval estanciano. “A cada ano que passa o carnaval daqui melhora, e esse ano não foi diferente. A festa daqui é tão boa que é possível ver pessoas saírem de grandes centros do carnaval, como Rio de Janeiro e Salvador, para passá-lo aqui”, declarou.
A comprovação da colocação da estudante estava ao lado. Natural de Salvador, o técnico industrial Marcelo Teles poderia ter passado o feriado na sua terra natal. Mas preferiu a agitação da praia do Abaís. “Cheguei há menos de dez minutos aqui e já estou achando tudo ótimo. O clima, a banda, as pessoas, a praia. O evento está muito bom e organizado”.
Fundo de Patrocínio
O Fundo de Patrocínio, meio pelo qual o Estado forneceu apoio aos municípios e entidades, foi criado pela Secom do Governo de Sergipe em dezembro de 2007 para apoiar e fomentar a execução de projetos culturais e turismo locais, pilares de extrema importância para a sociedade sergipana. A avaliação foi efetuada considerando todos os itens inseridos no Edital Nº 01/2010.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Carnaval de Estância recebe apoio do Governo de Sergipe para edição 2010 – Foliões no carnaval de Estância / Foto: Marcos Rodrigues/ASN