Carira terá mutirão da SSP para retirada de documentos
Nos dias 27 e 28 de abril, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vai realizar um mutirão em Carira para que a população tire carteiras de identidade e motorista e certidão de nascimento. O trabalho será realizado por técnicos do Detran e do Instituto de Identificação na sede e nos povoados de Carira. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança, Kércio Silva Pinto, que se reuniu com vereadores e moradores do município na noite de quarta-feira. O comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, também participou do encontro, realizado na Câmara de Vereadores da cidade.
O secretário analisou a importância do encontro e lembrou que em menos de 40 dias de efetivo trabalho, o novo Governo do Estado sinaliza para a importância de dialogar com a população e encontrar soluções imediatas. Kércio Pinto destacou que o modelo prático e ideológico da polícia comunitária será levado também para o interior do Estado.
O secretário também falou sobre a determinação de aplicar duas equipes itinerantes do Comando de Operações Especiais (COE) para, durante todo o dia, circular por cidades sergipanas na tentativa de inibir a ação de quadrilhas especializadas em assaltos a bancos, casas lotéricas e agências dos Correios. No encontro, ainda ficou definida a reativação do conselho de segurança para discutir com o delegado e comandante da Companhia os principais lugares onde as equipes policiais devem ser empregadas com mais freqüência.
Parceria
Os vereadores falaram sobre o aumento do número de furtos e assaltos na região desde setembro do ano passado. Os crimes teriam como principais vítimas os proprietários de motocicletas. A comunidade também pediu que seja regulamentado o trabalho de mototaxistas, que vêm atuando de forma irregular na região, e ainda requisitou o aumento do policiamento na divisa noroeste com a Bahia, que serve de rota de fuga para os bandidos.
Sobre a regulamentação dos mototaxistas, Kércio disse que primeiro é necessário que as pessoas sejam devidamente habilitadas e depois obedeçam à legislação do Código Nacional de Trânsito. "Vamos estudar o caso e procurar alternativas legais para resolver este problema", afirmou Kércio. Sobre o policiamento na divisa com a Bahia, Kércio Pinto disse que está marcada uma reunião para o próximo dia 22 com o secretário da Segurança Pública da Bahia, onde será discutido um planejamento de operações preventivas nos dois estados.
O coronel José Péricles Menezes pediu aos presentes uma parceria mais estreita com a Polícia Militar para inibir o crescimento da violência. "A Segurança Pública é responsabilidade de todos nós. Sem as denúncias, o trabalho da polícia fica mais complicado", disse o comandante da PM. Ele reforçou a necessidade do trabalho em conjunto para consolidar as propostas das políticas públicas em Sergipe.
Também participaram do evento representantes do Tribunal de Justiça, Câmara de Dirigentes Lojista, do secretário da Articulação com os municípios, Bosco Costa, do deputado estadual Luís Mitidieri, e do prefeito de Carira, Bosco Machado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]