[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) realizou, durante toda essa sexta-feira, e realiza também nesse sábado, dentro do Projeto ´A Care e as Tecnologias Sociais´, palestra com o catador e presidente da Associação dos Catadores de Materiais Reciclados do Rio Grande do Norte (Ascamar), Severino Lima Júnior.

A ação foi destinada a técnicos de órgãos ligados à reciclagem em Sergipe, sejam públicos ou privados, entre eles a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Universidade Tiradentes (Unit), Cefet/SE e Unitrabalho (ONG da Universidade Federal de Sergipe – UFS).

De acordo com a assessora técnica da Emsurb, Cláudia Virgínia, o objetivo da realização dessas palestras é estimular a troca de experiência entre os representantes de vários Estados. “Pela manhã, às 10 horas, ocorreu palestra para os técnicos; à tarde, Severino Júnior relatou sua experiência para 24 cooperados da Care. No sábado vamos encerrar com a confraternização dos cooperados, na sede da Care”, informa.

Segundo Severino Júnior, seu trabalho junto a Ascamar começou há sete anos, mas desde os 12 anos trabalha no lixão em Natal/RG. Aos 21 anos foi convidado por um assessor oficial da Unicef para participar da Comissão Nacional dos Catadores de Reciclagem (CNMR). Em 2001 participou de um congresso em Brasília, onde foi formada oficialmente a Comissão dos Catadores de Reciclagem.

Hoje, aos 31 anos de idade, Severino é presidente da Ascamar, uma das quatro cooperativas de Natal, e diz que é possível viver do material reciclado. “É possível viver de reciclagem, desde que sejam melhoradas as condições de trabalho, para que se tenha um bom produto final”, comenta.

Ainda segundo ele, um catador organizado em cooperativa pode ter um salário mensal de R$ 320,00 a R$ 400,00, dependendo dos meses. Em geral, no período das férias e das festas, o salário aumenta por causa do consumo de materiais recicláveis.

Nos dias 29 e 30 desse mês e também no dia 1° de dezembro, Sergipe terá um representante da Care na Comissão Nacional dos Catadores em São Paulo para discutir questões relacionadas a investimentos, política e organização das cooperativas.

A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Sergipe fica localizada na rua A-5, nº 150, bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.