[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Cooperativa dos Agentes de Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) completou ontem, terça-feira, seis anos de existência com uma festa junina e um almoços. Na comemoração, realizada no Petroclube, estiveram presentes todos os cooperados e parceiros do Ministério Público, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Unitrabalho. O intuito do encontro foi inteirar todos que estão envolvidos no projeto e que se empenham em transformar lixo em renda para famílias que sobreviviam da catação através da reciclagem.

Para José Aragão Brito, representante da Care através do Ministério Público, a Cooperativa comemora mais um ano de existência com muita luta e garra das 32 famílias que eram oriundas da lixeira da Terra Dura. Segundo Aragão, os resultados desse trabalho é o resgate da cidadania de diversas famílias, assim como a conscientização da sociedade sobre a importância da reciclagem para o Meio Ambiente. “O trabalho da Cooperativa representa acima de tudo a valorização do ser humano e o resgate de sua cidadania, fazendo com que descubram que são capazes de gerar sua própria renda familiar; e que esse serviço tem um papel de extrema importância para toda sociedade, embora ainda não seja tão reconhecido, que é preservar o meio ambiente através da reciclagem”, relata.

Segundo a presidente da Care, Vaneide Ribeiro, o sexto ano da Cooperativa é resultado de um trabalho sério que visa trabalhar a auto-estima do cidadão. “Esse é o nosso sexto ano, comemoramos o resultado de um trabalho sério que valoriza a auto-estima do ser humano, tornando-o capaz de gerar sua própria renda”, ressalta.

A conservação do Meio Ambiente deve ser uma preocupação de todo cidadão independente de sua classe social. “O meio-ambiente não suporta mais tanto lixo que não é capaz de se degenerar. O trabalho da Care vem com a proposta de reaproveitamento do material que compromete o meio ambiente. A sociedade precisa compreender que a reciclagem é uma obrigação de todos e que devemos colaborar separando ainda em casa o material reciclável e não reciclável. Para isso, a Emsurb também é nosso parceiro e tem abraçado com muito boa vontade a coleta seletiva”, completa Aragão.

A coleta seletiva faz parte da programação semanal do recolhimento de lixo da Emsurb, mas a população deve separar ainda em casa o lixo seco do molhado, para facilitar a separação do material reciclável. Para Cláudia Virgínia dos Santos, da Assessoria de Planejamento da Emsurb, a coleta seletiva executada pela Emsurb está presente na programação semanal da empresa. “A coleta seletiva está encaixada na programação do recolhimento de lixo na capital aracajuana todos os dias. Cabe agora também a população separar o lixo orgânico (restos de comida, por exemplo) e inorgânico (plástico e papelão, por exemplo) para facilitar na hora a da separação. Um trabalho de conscientização também é executado através de palestras em órgãos que têm influência sob a sociedade.”, esclarece.

Veja o roteiro de coleta com dias, horários e localidades atendidas:

Segunda-feira
7h Bela Vista
7h Cirurgia
10h Beira Mar I e II
13h Médici e Jardim Baiano
14h Getúlio Vargas
15h Hotéis/estabelecimentos comerciais em geral/Escolas e postos de Saúde do bairro Santa Maria

Terça-feira
7h Órgãos Públicos
8h Casas de Material de Construção
14h 13 de Julho

Quarta-feira
7h Inácio Barbosa
7h São José
10 h Jardim Esperança
14h Loteamento Parque dos Coqueiros / Beira Rio
14h Residenciais do Aeroporto – PAR

Quinta-feira
8h Secretaria de Estado da Fazenda
8h Empresas Privadas
14h Casas de Material de Construção

Sexta-feira
7h J.K./ Sol Nascente/ Santa Lúcia
7h Jardins
14h Grageru
15h Hotéis/estabelecimentos comerciais em geral/Escolas e postos de Saúde do bairro Santa Maria

Sábado
8h Siqueira Campos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.