Caravana Arcoiris por la Paz realiza atividades em Sergipe
A Caravana Arcoiris por la Paz, grupo cultural itinerante formado por pessoas de dez países do mundo, já está realizando apresentações e atividades em conjunto com "Pontos de Cultura" em diversos lugares de Aracaju. A Caravana chegou a capital na última quarta-feira, 28 de fevereiro, e está alojada no Centro de Criatividade, onde também desenvolve uma série de atividades.
A Caravana saiu do México em 1996 e ganhou o mundo com o propósito de realizar uma troca cultural em todos os lugares por onde passasse. Ao longo dos seus pouco mais de dez anos de trajetória, os membros da Caravana já percorreram 17 países sul-americanos, sempre promovendo a cultura e paz.
Em parceria com a organização indígena Portal Xingu, a Caravana Arcoiris foi selecionada pelo Ministério da Cultura para fazer parte do Programa de Cultura, Educação e Cidadania "Cultura Viva". O grupo está no Brasil há um ano e meio, com o propósito de visitar, interagir e registrar as atividades desenvolvidas.
No Brasil, a Caravana já passou pelo Distrito Federal pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, agora, Sergipe. Em Aracaju as atividades estão sendo realizadas em conjunto com os pontos de cultura Centro de Estudos Casa "Curta-SE", Imbuaça Produções Artísticas, Samba de Coco: História, Tradição e Resistência do município da Barra dos Coqueiros, Valorização e Conhecimento da Cultura no Meio Rural (MST) e com o Centro de Criatividade.
Formada por 25 membros voluntários, sendo 22 fixos e três visitantes que se revezam de acordo com a disponibilidade de agenda, a Caravana conta hoje com pessoas de diferentes continentes do mundo. As habilidades específicas de cada um são compartilhada no coletivo, o que torna o espaço rico e com possibilidades de interação e troca com as comunidades que visitam. As oficinas, cursos e apresentações artísticas oferecidas pelo grupo são sustentados nos pilares da Arte, Saúde Integral, Ecologia.
Entre as atividades desenvolvidas estão práticas em bioconstrução, reciclagem, artesanato, artes circenses, dança, terapias holísticas, teatro, círculo de mulheres, desenhos de permacultura e ecovilas. Todas as atividades são programadas de acordo com a demanda de cada lugar, sempre em parceria com os pontos de cultura de cada cidade visitada.
Confira a programação para esta semana
5 de março – segunda-feira Mostra audiovisual e musical "Viajando pelos Quilombos" –Comunidade Maloca – 19h-Oficina de Edição de Vídeo -Parceria Caravana e Ponto de Cultura Casa Curta-Se – 19hLocal:Casa Curta-Se – necessita fazer inscrição
6 de março – terça-feira Encontro com a comunidade do bairro Santo Antônio (Educação Ambiental) – Parceria Caravana e Ponto de Cultura do Grupo Imbuaça ? 19h- VIVER É BEM MAIS! – Apresentações de audiovisuais com temas ligados ao bioregionalismo, cultura da paz, terra sem fronteiras. Em parceria com o MSTLocal: Praça em frente ao Incra – 20h
7 de março – quarta-feira- Atividades em parceria com o MST – Oficina de Artes integradas para crianças (Centro de Criatividade)
– Palestra sobre o Povo Maia – Ontem, Hoje e Sempre – (História e Arqueologia Maia) – 20hLocal- Auditório do Centro de Criatividade
8 de março – quinta-feira
– Manhã: Cortejo com o MST pelo dia da mulher– Noite: Celebração de Energia Feminina – 19h – não necessita fazer inscrição – (Centro de Criatividade)
9 de março – sexta-feira – Visita a Barra dos Coqueiros – Inauguração do Ponto de Cultura. – Samba de Coco: História, Tradição e Resistência – o dia todo.
Atividades com a participação da professora Silvana (Origami) e Ong Criliber (oficinas de percussão e dança afro)
10 de março – sábado- Celebrando a Vida com Arte – 16h (manifestações artísticas e culturais com a participação de diferentes artistas e grupos da cidade, pontos de cultura e caravana arco íris) – aberto ao público (Centro de Criatividade)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]