Capacitação para o Sistema Gal reúne profissionais sergipanos
O Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) finalizou na quarta-feira, 6, uma capacitação para utilização do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), relativo ao cadastro de amostras de Biologia Médica Humana e Ambiental. O evento realizado em três dias, na sala de treinamento do DATASUS, em Aracaju, contou com a participação de técnicos de laboratórios, biomédicos, veterinários e coordenadores de Vigilâncias Epidemiológicas dos 75 municípios sergipanos.
O GAL busca informatizar o gerenciamento de exames para fornecer resultados com maior agilidade e com acesso mais facilitado aos solicitantes. Além disso, também se interliga ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para resultados de Doenças de Notificação Compulsória (DNC).
De acordo com Danielle Nery, do Núcleo Redelab do Lacen, a capacitação tem como finalidade garantir o bom funcionamento do programa. “Recentemente os municípios mudaram de gestores por conta das eleições municipais, essa capacitação visa assegurar o uso contínuo do sistema laboratorial”, ressaltou.
Ainda conforme Danielle, o GAL facilita a troca de informações entre laboratórios e demais serviços que encaminham os exames. “Com o sistema, o município tem a entrada de exames facilitada e o Lacen pode fornecer os resultados em tempo real. Essa liberação faz com que as vigilâncias epidemiológica, ambiental e animal possam produzir relatórios, traçar um monitoramento das principais epidemias que ocorrem nos municípios e facilitar as tomadas de decisões para o controle no Estado”, destacou.
Agilidade
Para Fabiane Menezes Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Rosário do Catete, através do uso do sistema, a solicitação dos exames e os resultados ficaram mais rápidos. “Outro aspecto positivo é que os técnicos e demais profissionais da Vigilância passam a contar com a utilização dessa nova ferramenta cujo principal benefício será o tempo resposta que daremos à população do nosso município”, elogiou ela.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]