[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais 11 municípios sergipanos participaram nesta quarta-feira, 21, do penúltimo dia de capacitação dos delegados eleitos ao longo das Conferências sobre Transparência e Controle Social (Consocial) promovidas no estado. Nossa Senhora das Dores e Itabaiana sediaram os encontros, reunindo representantes do Médio Sertão e da região do Agreste Central sergipano, respectivamente.

Desde o início da semana, o Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), tem oferecido uma série de orientações acerca dos trabalhos que serão executados na etapa estadual da Consocial, a exemplo da priorização de propostas elaboradas durante as conferências municipais, e da eleição de delegados que representarão o estado na Consocial Nacional, que acontece de 18 a 20 de maio, em Brasília.

A Consocial Estadual está marcada para o dia 28 de março, no Centro de Convenções em Aracaju. Nesta etapa, serão eleitos 28 delegados, sendo 17 representantes da sociedade civil, oito do poder público, e três membros dos Conselhos de Políticas Públicas. Os prefeitos e os presidentes das Câmaras municipais de vereadores são delegados natos na Consocial Estadual.

De acordo com Wilma Machado, da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial, o prefeito e presidente de Câmara que não puderem estar presentes na Conferência Estadual deverão enviar procuração à Controladoria Geral do Estado, informando o nome do representante da Casa Legislativa e/ou da Prefeitura que substituirão os gestores. “É preciso que estejamos bem representados para defender as propostas que fortaleçam não só o estado de Sergipe, mas o sistema democrático do Brasil”, afirma Wilma.

Médio Sertão

Em Nossa Senhora das Dores, representantes dos municípios de Aquidabã, Graccho Cardoso, Itabi e delegados dorenses, todos localizados no Médio Sertão sergipano, tiraram diversas dúvidas sobre as dinâmicas que serão desenvolvidas na Consocial Estadual.
O agricultor familiar Reginaldo Santos Sá, eleito delegado pela sociedade civil na Consocial de Nossa Senhora das Dores, diz que o treinamento foi imprescindível para que os delegados pudessem ter uma noção daquilo que será feito não só na Consocial Estadual, mas também em todo processo pós-conferência.

“Desde a escolha das propostas até a eleição dos delegados fomos orientados da responsabilidade que teríamos em definir aquilo que o nosso país está necessitando. Hoje tivemos um reforço desse compromisso e a certeza de que temos de continuar fiscalizando e acompanhando a efetividades das políticas públicas”, esclarece Reginaldo.

Agreste Central

Semelhante à capacitação dos delegados em Dores, os municípios de Frei Paulo, Ribeirópolis, Malhador, Macambira, Pinhão e São Miguel do Aleixo, estiveram na capital do Agreste, Itabaiana, para abordar questões dos últimos preparativos da Conferência Estadual. Os participantes também preencheram fichas de inscrições para a eleição de possíveis delegados que representarão Sergipe na Consocial Nacional.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Itabaiana e secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosemeire Santos, eleita delegada pelos conselhos na Consocial de Itabaiana, ressaltou o cuidado que o delegado deve ter na defesa dos interesses do município.

“Desde a etapa municipal que a gente vem defendendo a transparência no que diz respeito, por exemplo, aos subsídios que as associações recebem para que a população saiba como estão sendo utilizados. O número de associações tem crescido bastante e elas recebem ajuda do Estado e do município. Se a população tem conhecimento sobre isso, vai até motivar uma melhor aplicação daquele dinheiro”, esclarece Rosimeire.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.