[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde o dia 1° de maio, o Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, iniciou a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Canindé do São Francisco encerra nesta sexta-feira, 25, seis dias antes do término da campanha, a vacinação de seu rebanho com 100% do gado vacinado e declarado no Deagro.

Esta é a primeira vez em Sergipe que um município atinge essa marca. Canindé erradica a febre aftosa de seu território, eliminando a possibilidade de saída de carne contaminada para outra região, já que o município faz fronteira com Alagoas. Um forte indicativo da consciência dos pecuaristas sergipanos sobre a importância da vacinação para a saúde do rebanho.

Prejuízo

A febre aftosa é causada por um vírus altamente contagioso que ataca todos os animais de casco fendido, principalmente os bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ela causa febre alta no animal contaminado, inflamação na região bucal e podal (pés), com posterior infecção secundária. Com a boca cheia de afta, o animal não consegue comer e perde peso, além de apresentar retardo de reprodução. São graves prejuízos econômicos, pois a exportação de carne dos Estados sem o controle da doença é proibida, embora o vírus não seja transmitido para o homem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.