[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Vista como uns dos 165 potenciais destinos de atração turística do Brasil, a cidade de Canindé do São Francisco, situada no sertão sergipano, recebeu o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur) o curso de ‘Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos com o objetivo de capacitar as lideranças locais, entidades públicas e privadas do turismo, para o processo de planejamento local, fortalecimento e contribuição para a indução do desenvolvimento regional.

A capacitação teve início na última quinta-feira, 7, dando continuidade nesta sexta-feira, 8. Na oportunidade estiveram presentes representantes das diversas secretarias da prefeitura local, estudantes, e das associações de apicultores, idosos, artesãos, comercial e industrial do município; como também o Sebrae, Banese, Emsetur, Agências de Turismo e dos municípios de Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo.

Através da instrução do Instituto Marca Brasil (IMB), os participantes interagiram por meio da resposta de questionários, depoimentos e dinâmicas onde puderam ajudar a traçar um caminho e criar uma liderança para o desenvolvimento local, beneficiando o Trade, lideranças, o município, a região e os turistas. Neste momento inicial, foi ministrado aos presentes o primeiro módulo. O projeto é composto por cinco módulos com três capacitações on-line que vão ocorrer em outras etapas.

Segundo Silvinha, secretária de turismo de Canindé do São Francisco, o projeto vai garantir um planejamento preservando as características locais. “Ter Canindé do São Francisco selecionada entre um dos 50 destinos, complementando os 65 já existentes, pelo Governo Federal, ou seja, está entre os 105 destinos turísticos prioritários do Brasil, é uma oportunidade para seguirmos com um planejamento estratégico. Vamos ter no papel um plano confeccionado pela comunidade com a cara e a identidade do destino que é o Complexo de Xingó”, frisou ela.

Segundo Delma de Andrade, consultora do IMB para o projeto Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos do programa de regionalização do MTur, promover a profissionalização é o objetivo da Mtur. “A importância deste primeiro módulo se dá por viabilizar queos participantes entendam qual é o objetivo do MTur, que significa desenvolver e profissionalizar os destinos que tem grande potencial turístico e a indução da região para o desenvolvimento da área”.

Parceria

O curso Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos é uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) com o Sebrae, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Marca Brasil (IMB) e prefeitura de Canindé do São Francisco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.