Canhoba realiza penúltima Consocial municipal de SE
Localizado na região do baixo São Francisco, o município de Canhoba começou o dia Internacional da Mulher, 8 de março, de uma forma diferente. Com a apresentação da canção ‘Como é Grande o meu amor por você’, da autoria de Roberto Carlos, o coral de crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município deu início a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), homenageando as figuras femininas do mundo inteiro e abrindo a programação da penúltima Conferência municipal de Sergipe.
Com a participação de representantes do poder público local, da equipe do Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), de membros de conselhos de políticas públicas e dos cidadãos canhobenses, a Consocial resultou na eleição de delegados e na formulação de propostas que refletirão os principais anseios da cidade na etapa estadual da Conferência, marcada para o próximo dia 28 de março, em Aracaju.
As propostas elaboradas, e posteriormente priorizadas, foram dinamizadas e definidas baseadas em quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
De acordo com a secretária municipal de Controle Interno, Lídja Gomes de Andrade, representando também a prefeitura de Canhoba, os debates promovidos na Consocial do município poderão tornar o ciclo das políticas públicas local mais democrático, transparente, e satisfatórias as demandas da população.
“O evento é de extrema importância para a comunidade porque vai disseminar a semente que fará com que ela tenha consciência do que seja o controle interno, da importância do controle social na administração pública e suas atuações no município, no estado, e no Brasil inteiro. O fim da corrupção não vai acabar de uma hora para outra. Será com a intensa participação social, interagindo e formando uma equipe que promoverá uma mudança gradual na vida pública de nosso país”, esclarece a secretária.
Lídja ainda acrescenta que os participantes da Consocial de Canhoba vieram conscientes do que se trata a Conferência e preparados para atuar com garra junto ao poder público para exercer cada vez mais o papel cidadão de cada um. “Os canhobenses conseguem realmente propor o que querem; as mudanças, e mostrar como desejam atuar. Não só nesta conferência, como em outras, a prefeitura também tem chamado a comunidade para participar de uma gestão pública democrática e comprometida com cada integrante da sociedade civil”, avalia.
Penúltima Consocial
Canhoba promoveu a penúltima Consocial municipal do estado, somando 50 conferências realizadas nos municípios sergipanos desde agosto de 2011. O secretário-adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE) e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial/SE, Eujácio José, avalia positivamente os resultados de cada ação em prol da transparência e do controle social da gestão pública promovidas em Sergipe e ainda faz um convite aos aracajuanos.
“Nós, da Controladoria, avaliamos como positiva o chamamento da Consocial em dar mais uma oportunidade do povo participar da administração pública e realizar o controle social para otimizar a gestão pública. Lembrando que amanhã estamos encerrando a etapa estadual da Consocial em Sergipe, com a Conferência da capital sergipana. Em Aracaju teremos a oportunidade de reunir as instituições que compõem a COE, e, a sociedade civil da capital sergipana poderá lançar suas propostas e delegados para a Conferência estadual. Esperamos todos lá”, convida o secretário.
A costureira Delba de Castro Ramos já participou de outras conferências em Canhoba e confessou que tem a esperança que as propostas elaboradas na Consocial do município não fiquem apenas no papel. “Além de costurar, também atuo na Pastoral da Criança aqui no município e acho muito importante participar de um evento como este e entender como posso representar a Pastoral junto à Administração Pública daqui. Estou muito satisfeita com esta Consocial”, declara.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Canhoba realiza penúltima Consocial municipal de SE –