Campanha Pela Voz do Educador vai às ruas no Dia Mundial da Voz
A Secretaria de Estado da Educação levou às ruas a Campanha Pela Voz do Educador, nesta terça-feira (16), comemorado o Dia Mundial da Voz. Técnicos da Rede QualiVida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Voz, Academia Brasileira de Otorrinolaringologia e estudantes da UFS participaram de uma panfletagem nos calçadões do centro de Aracaju e levou ao conhecimento do público os cuidados que devem ter com a voz.
Nos calçadões do Centro, o público ficou sabendo sobre os sintomas que causam disfonias vocais e como minimizá-los. A pedagoga Maria Aline dos Santos disse que há 10 anos freqüenta um consultório de um fonoaudiólogo por conta de rouquidões freqüentes e perda da voz. "Acredito que um trabalho como esse é importantíssimo para o professor. No tempo que lecionava se soubesse como utilizar melhor a minha voz, não estava passando hoje por esses problemas", ressalta.
Na quinta-feira (17) a Caravana da Voz irá visitar a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, a fim de que as escolas municipais também participem da Campanha Pela Voz do Educador. A Associação de Escolas Particulares também vai receber a visitas dos profissionais da Voz.
Este ano, o educador é protagonista da Semana Nacional da Voz em Sergipe. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Educação tem participado de toda a programação, uma vez que no último dia 15 de abril, o secretário de Educação, José Fernandes de Lima, lançou a Campanha Pela Voz do Educador, que tem como objetivo levar ações a fim de que os educadores conheçam ferramentas para utilizar a voz adequadamente.
Primeiramente, o programa de Educação Vocal fará um diagnóstico através de pesquisas com professores para saber como anda a saúde vocal. Em seguida, será realizado um cronograma de visitas às escolas para que todos os professores tenham acesso às Oficinas de Voz. "Estamos buscando uma parceria com a perícia médica da Secretaria de Estado da Administração e a previsão é que até o final de 2008 finalizemos o diagnóstico e que cerca de 52 escolas-piloto já possam receber as Oficinas de Voz", afirma o coordenador da Rede QualiVida, Sílvio Oliveira.
De acordo com a Neuza Salles, representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e coordenadora do programa de Educação Vocal da Seed , a parceria entre a Secretaria, Sociedade de Fono e Academia de Otorrino tem gerando bons frutos, já que a Campanha Pela Voz do Educador veio a coroar uma vontade do professor em participar de ações preventivas da voz. "Sabemos que há muitos anos os professores sentiam a necessidade de participar de ações como essas", disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Campanha Pela Voz do Educador vai às ruas no Dia Mundial da Voz – Foto: Juarez Silveira/SEED