[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará a abertura da Campanha de Vacinação do Idoso nesta sexta-feira, 25, em Propriá, durante a segunda edição do projeto ‘Sergipe de Todos’. A atividade acontecerá na praça Fausto Cardoso, na sede do município, a partir das 10h. Este ano a meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar pelo menos 80% da população acima de 60 anos. No Brasil, 14.563.878 pessoas estão nessa faixa etária, das quais 147.368 vivem em Sergipe.

"Antecipamos o lançamento da campanha para aproveitar a mobilização das pessoas em torno do ‘Sergipe de Todos’, projeto que beneficia um grande número de cidadãos", comentou a gerente de Imunizações da Secretaria, Sândala Oliveira, acrescentando que as doses da vacina estarão à disposição dos idosos na sexta-feira, 25, e sábado, 26. Nas demais cidades, inclusive na capital, todos os postos de saúde vão disponibilizar as vacinas no sábado.

Sândala destacou ainda que as equipes de atenção básica de todos os municípios já iniciaram o trabalho de vacinação na zona rural. "No início deste mês reunimos todos os cooredenadores municipais de Imunização para articular a realização da campanha. A SES faz a coordenação do processo, avaliando os dados e orientando os municípios. Entretanto, cada um monta seu cronograma e define a maneira como vai trabalhar", explicou a gerente.

Em Sergipe, mais de três mil profissionais estão envolvidos na campanha, que prosseguirá até o dia 9 de maio. "O Estado vem alcançando bons resultados na vacinação de idosos. No ano passado, por exemplo, 135.700 cidadãos foram vacinados, o equivalente a 92% da população sergipana nessa faixa etária", frisou. Este ano, o Ministério da Saúde enviou ao Estado 151 mil doses da vacina, quantidade calculada a partir do número de habitantes em idade de vacinação.

Prevenção

A gerente ressaltou a importância da vacina, segundo ela, a melhor tecnologia disponível para a prevenção da influenza, vírus que é historicamente conhecido por ser o causador de simples surtos a grandes epidemias. "Os vírus são os agentes infecciosos apontados como responsáveis por 70% das infecções agudas do trato respiratório. A população acima de 60 anos apresenta mais risco de adoecer e morrer em decorrência de patologias imunopreveníveis, como a gripe e pneumonia", afirmou.

"Apesar de o foco da campanha ser a influenza, nós também vamos aproveitar para oferecer a vacina contra pneumonia a pacientes que moram em asilos e centros de convivência, e também atualizar o esquema vacinal contra tétano", acrescentou Sândala. Depois de toda a campanha, caberá à Secretaria de Estado da Saúde reunir os relatórios que serão enviados pelos municípios e fazer uma avaliação geral da cobertura vacinal 2008.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.