[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogam a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o próximo dia 20 de maio. Durante a campanha, que começou em 25 de abril, a vacina está disponível em postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha é destinada à população na faixa etária de 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e dois anos e gestantes em qualquer período gestacional. Além disso, devem ser vacinados trabalhadores de saúde das unidades que exercem atividades de promoção e assistência à saúde atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecção respiratória, nos serviços públicos e privados, e nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência comprometa o funcionamento dos serviços e povos indígenas.

A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a melhor estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.

Sem perigo

O Ministério da Saúde assegura que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado.

Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Sergipe

Seguem números sobre pessoas vacinadas em Sergipe até agora:

– Crianças: 31.126 (56,65%)
– Trabalhadores de Saúde: 13.351 (45,52)
– Gestantes: 13.717 (33,80)
– Idosos: 82.229 (48,23%)
Total do Estado: 140.455 (47,49%)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.