Campanha de vacinação anti-rábica prossegue até este sábado
Até ontem os agentes atuaram na zona de expansão da cidade, compreendida pelas comunidades do bairro Santa Maria, Mosqueiro, Largo da Aparecida (Jabotiana) e loteamento Senhor do Bomfim (Soledade). O trabalho nessa área foi feito através de visitas domiciliares. Somente no primeiro dia de vacinação foram imunizados 853 animais, entre cães e gatos. A segunda etapa acontecerá nos dias 24 e 25 em todos os bairros da capital, nos postos montados pela SMS nas praças e lugares de fácil acesso para que a população possa levar seu animal para ser vacinado.
“Serão montados 91 postos em toda área urbana e pedimos que a população não deixe de vacinar os seus animais contra a raiva”, informa a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Gina Blinofi, ressaltando que a vacina é o único meio de evitar essa doença, que não tem cura e causa males a saúde do animal e do homem.
A doença
A Raiva é uma doença que afeta cães e gatos, sendo transmitida no contato entre eles, com a possibilidade de transmissão para o homem. Os sintomas no animal geralmente são demonstrados através do comportamento agressivo, falta de apetite e o incômodo que o animal sente com a claridade. No homem os sintomas não variam muito, o diferencial é em relação à forma de vacinação.
Nesse caso, se há suspeita de contágio, é recomendada a procura de uma unidade de saúde para que sejam feitos os devidos exames e, se necessário, a aplicação da vacina. Já com o animal, existe um trabalho de prevenção através da vacina que deve ser aplicada no mínimo duas vezes ao ano, pois assim o animal vai criando imunidade à medida que é vacinado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Campanha de vacinação antirábica prossegue até este sábado – Visitas Domiciliares