[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Praia, verão, picolé, brincadeiras, palhaços e educação ambiental. Este foi o domingo na praia do Refúgio, na rodovia José Sarney. Durante a manhã de ontem, 11, a campanha Lixo Zero na Praia é Dez, desenvolvida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), literalmente invadiu a praia com atividades que abrangeram o recolhimento do lixo, distribuição de brindes, jogos lúdicos para as crianças e principalmente educação ambiental.

A campanha foi concentrada, neste primeiro dia de atividades, no Bar e Restaurante Parati, na rodovia José Sarney, onde as equipes distribuíam panfletos educacionais e explicativos sobre os objetivos da campanha e como colaborar com a limpeza das praias. Sacolas plásticas também foram entregues para que as pessoas pudessem melhor acondicionar o lixo. Estas sacolas poderiam ser trocadas por brindes, que vão desde camisas a picolés. Desta forma, as crianças também foram envolvidas no clima da campanha.

Para animar e chamar a atenção das crianças, além da troca das sacolas com lixo por picolés, bolas, camisas, sacolas de praia, bonés e outros brindes, palhaços desenvolviam atividades lúdico-educacionais com foco na preservação do meio ambiente e manutenção da praia limpa. No interior do bar, garçons estampavam nas camisas a logomarca da campanha e nas mesas foram instaladas lixeiras para melhor acondicionamento dos resíduos.

A coordenação da campanha considerou um sucesso o primeiro dia de atividade, devido ao nível de receptividade dos banhistas. Célia Bastos, da Assessoria de Planejamento da Emsurb, disse que o sentido da campanha é envolver as pessoas numa consciência de preservação do meio ambiente. “Este foi o início de um trabalho que abrange muito mais que apenas o lixo na praia. Nossa atividade vem trabalhar também a preservação dos rios e áreas de manguezal”, explica.

O Projeto Lixo Zero na Praia é Dez é uma parceria entre a Emsurb, a Torre Empreendimentos e Petrobras, com o apoio da Coca-Cola, Construtora Celi, sucos Serigy e Dias D´Ávila. Na opinião da assessora Técnica da Emsurb, Lígia Gomes, os empresários estão bem receptivos ao projeto e estão dando um apoio importante ao desenvolvimento da campanha. “Nesta última quinta-feira (dia 8), fechamos a parceria com a Petrobras e também já iniciamos as conversas para desenvolvermos em conjunto um projeto de limpeza específicos para a região de mangue em Aracaju”, comemora.

Durante os finais de semana, o projeto irá percorrer toda a extensão marítima aracajuana, seguindo um cronograma de execução. Porém, os locais onde a campanha foi implantada serão visitados para que o processo de conscientização seja contínuo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.