Campanha de doação de sangue conta com adesão de estudantes de enfermagem
Um café da manhã, realizado nesta terça-feira, 19, na área externa do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), abriu a campanha ‘Doar Sangue Também é Companheirismo’, resultado de parceria com o Rotary Club Aracaju Leste. A ação contou com a adesão de cerca de 60 estudantes de enfermagem da Faculdade Faser, além de professores e coordenadores.
O coordenador Técnico do Hemose, Lucas de Menezes, reforçou que a campanha é mais uma estratégia do hemocentro para chamar a atenção da sociedade para o ato da doação. “A instituição tem trabalhado em parceria para melhorar o estoque, especialmente nos períodos que antecedem feriados prolongados, como este da Semana Santa”, destacou.
Durante o evento, os estudantes preencheram o cadastro para doação de Medula Óssea e também doaram sangue. “Essa é a primeira vez que estou doando. Sempre tive vontade e aproveitei a oportunidade dessa campanha na faculdade e vim”, disse Gilvalda de Jesus Santana, 30 anos.
A estudante Iraildes Lima dos Santos, 35 anos, informou que o marido já é doador voluntário. “Ele sempre me chama, mas agora, com a campanha, vi a chance de poder contribuir com um gesto de amor ao próximo”, destacou.
O presidente do Rotary Aracaju Leste e reitor da Faculdade Faser, Adailton Vilela, explicou que a campanha foi criada a partir das dificuldades enfrentadas pelo Hemose para o ato da doação de sangue. “Iniciamos esse trabalho há quatro anos com o objetivo de prestar ajuda ao serviço de doação. Entendemos a importância que tem a doação para a manutenção da vida”, afirmou.
A campanha ‘Doar Sangue Também é Companheirismo’ mobilizou também integrantes do Rotary Leste. Uma delas foi s professora, Eliana Silva Cardoso, que possui o sangue B negativo, um tipo sanguíneo de baixa freqüência na população. “Sempre que posso venho doar. Sei que o meu sangue é raro, por isso contribuo”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Campanha de doação de sangue conta com adesão de estudantes de enfermagem – Fotos: Ascom/FSPH