[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado um trabalho preventivo de combate ao mosquito da dengue. Entulhos que servem de criadouros do mosquito Aedes aegypti estão sendo coletados através do Projeto Bota Fora. No último sábado, 9, o projeto foi desenvolvido nos bairros Ponto Novo, América, Jabotiana e Luzia e conjuntos Castelo Branco e Areias.

Durante a semana, os agentes de saúde comunicam à comunidade que haverá recolhimento de entulhos no final da semana, orientando-os a depositarem o material nas portas de suas casas com intuito de facilitar a coleta. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Sidney Souza Sá, os entulhos são o maior criadouro para o mosquito. “Entulhos como pneus, móveis velhos e garrafas são os objetos mais encontrados nos quintais das casas que acabam criando condições propícias para a proliferação do mosquito. Orientamos os populares a retirarem os entulhos de seus lares para que a coleta da Emsurb possa levar”, relata.

Só no último sábado, a Emsurb recolheu 10,96 toneladas de entulhos. De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Roberto Gomes, o recolhimento dos entulhos não se dá somente em residências. “Nossa parceria é para manter o bem-estar da população, evitando a proliferação da dengue, zelando pela saúde da comunidade. A limpeza dos terrenos baldios é de responsabilidade dos proprietários, mas como o depósito de entulho coloca em risco a saúde da vizinhança, estamos recolhendo o material depositado indevidamente em terrenos baldios”, esclarece.

Nos dois sábados anteriores, dias 26 de agosto e 2 de setembro, respectivamente, foram recolhidas 13,9 toneladas de entulhos dos bairros Santa Maria, Coroa do Meio e Atalaia, enquanto que nos bairros Palestina, 18 do Forte, Porto Dantas e Industrial foram recolhidas aproximadamente 9 toneladas de entulho.

A Secretaria Municipal da Saúde elaborou uma programação de trabalho nos bairros. “Temos conhecimento das áreas que são de risco, onde há um foco intenso do mosquito, por isso trabalhamos nas comunidades onde a incidência do mosquito é evidente”, ressalta Sidney Sá.

Durante cada ação, aproximadamente oito localidades são atendidas paralelamente e, para atender toda a demanda, a Emsurb disponibiliza um caminhão coletor e um caminhão com carroceria para cada bairro. No próximo sábado, a ação de recolhimento de entulho passará pelos bairros Lamarão, Soledade, Jardim Centenário, Santos Dummont, Veneza I e II e loteamento São Carlos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.