[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Sergipe já aplicou mais de 50 mil doses da vacina em todo o Estado. Segundo a coordenação do programa da Raiva, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o início da ação na segunda-feira, 9, foram imunizados 40.043 cães e 10.199 gatos. A vacinação segue até o dia 18 de outubro.

Segundo Monique Santana, coordenadora do programa, cada município define os pontos de vacinação. “Foram distribuídas 340.225 doses da vacina para os 75 municípios sergipanos. Até o momento, 90% já iniciaram a campanha, mas, nem todos começaram a alimentar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-Pni), do Ministério da Saúde (MS)”, explica.

Ainda de acordo com a técnica da SES, só não devem ser vacinados os animais que estejam muito doentes ou menores de três meses de idade. “É importante que todos não deixem de ser vacinados. Aqueles que não estiverem em condições de receber a vacina durante a campanha, podem ser imunizados posteriormente. Para isso, o proprietário deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Os municípios devem se empenhar para realizar a campanha e a população levar seus animais até os locais de vacinação, pois a única forma de eliminar a raiva é através da vacina. A raiva pode matar os animais e as pessoas”, alertou a coordenadora.

O médico infectologista da SES, Marco Aurélio Goés, explica que “a raiva é transmitida ao homem pelos animais infectados através de arranhaduras, lambeduras e mordeduras. A pessoa que foi agredida por um animal mamífero infectado deve procurar imediatamente o serviço de saúde para que possa ser avaliado pelos profissionais”.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.