Caminhada no Santa Maria marca o combate à dengue
Cerca de 500 representantes vinculados a diversas instituições públicas se mobilizaram na manhã dessa quinta-feira, 17, para percorrer as avenidas principais do bairro Santa Maria e conscientizar a comunidade no combater ao mosquito transmissor da dengue. A iniciativa surgiu das unidades escolares públicas, estaduais e municipais, situadas no bairro, que fizeram contato com a Secretaria de Saúde de Aracaju e do Estado, os Postos Médicos, o Samu, a SMTT, o PETI e as secretarias de Estado da Educação (SEED) e de Aracaju.
A caminhada saiu do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e passou pelo Colégio Estadual Albano Franco, a Escola Municipal Diomedes Santos Silva e o Colégio Municipal Laonte Gama. Durante o percurso, agentes de saúde, caracterizados de mosquitos da dengue, explicaram sobre a proliferação do mosquito transmissor da doença, as causas e conseqüências. Também foram distribuídos panfletos pelos agentes de saúde.
O coordenador de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Aracaju, Vitor Vilhena, destacou que a comunidade é a principal aliada na luta contra a dengue. "Essa é uma ação feita na comunidade para o bem da comunidade", acentuou. Já a dentista Maria das Graças Siqueira, do Posto de Saúde Osvaldo Dantas, disse que essa parceria entre as diversas instituições significa a expansão das ações com o apoio dos técnicos que atuam na coordenação da campanha.
Conscientização
O diretor da Escola Estadual Vitória de Santa Maria, José Gomes dos Santos Júnior, afirmou que toda a sociedade deve ser envolvida nessa luta. "Nossa intenção com essa estratégia é sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de cuidados com suas residências e demais áreas para evitar a proliferação do mosquito transmissor".
Para o coordenador geral do evento, Cleverton de Almeida Alves, a caminhada marcou a grande luta contra a dengue. "Este é o momento inicial de conscientização coletiva de toda comunidade. Nosso propósito é que, posteriormente, cada instituição continue realizando ações isoladas de combate ao inseto".
Sala de aula
Na Escola Municipal Diomedes Silva, a coordenadora pedagógica Joseane Andrade Santos enfocou que o planejamento da escola foi revisto para inserir as explicações sobre a doença nas aulas de ciências. "Cada um deve se preocupar com o bem público, para atingir a cidadania. Nessa luta cada professor está trabalhando o tema em suas aulas porque todas as informações são importantes para combater este problema".
O estudante Alexsandro dos Santos, de 12 anos, participou da caminhada e disse que estava gostando de contribuir com o combate ao mosquito da dengue. "Tenho medo de ser infectado e de passar dificuldade. Por isso, estou aqui", frisou. Já Fernanda Santos, 10 anos, do Vitória de Santa Maria, disse estar preocupada, porque em sua vizinhança já houve dois casos da doença. "A doença já atingiu muitas casas vizinhas por falta de cuidado".
Engajamento
O ‘Dia D de Combate à Dengue nas Escolas Públicas’ foi lançado no último dia 9 de abril, na Escola Estadual 15 de Outubro pela Secretaria de Estado da Educação. Nos diversos prédios vinculados à SEED também haverá mobilização. No dia 18 de abril, serão realizadas visitas dos agentes de saúde para a dedetização de diversos setores, como o almoxarifado, a Divisão de Inspeção Escolar, a Divisão de Tecnologia, a Divisão de Educação Especial, a Diretoria de Educação de Aracaju, o Departamento de Alimentação Escolar e a Coordenação Estadual dos Programas de Correção e Fluxos.
No dia 22 de abril, será realizada a mesma ação no Centro de Qualificação de Pessoal, no Conservatório de Música e na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE 8). Já no dia 23, a ação será desenvolvida na Divisão de Transportes. No dia 25, será dedetizado o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional e na Companhia Escolar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Caminhada no Santa Maria marca o combate à dengue – Foto: Juarez Silveira/SEED