Caminhada de valorização à vida leva centenas de pessoas às ruas de Aracaju
Na tarde de terça-feira, 22, cerca de 700 pessoas participaram da II Caminhada de Valorização à Vida, promovida pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) e que percorreu as principais ruas do Centro de Aracaju. Na caminhada, o principal público foram jovens de escolas públicas do Estado. Estudantes de seis escolas do ensino médio abraçaram a segunda edição do evento para dizer não às drogas. O Conen é ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
O evento foi realizado com o apoio de todos os representantes que compõem o Conen, como as secretarias de Estado da Educação, da Saúde, de Segurança Pública, da Fazenda, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Policias Federal e Militar, Conselho Estadual de Psiquiatria e Maçonaria.
De acordo com a diretora da Escola Estadual Profº Valnir Chagas, localizada no Centro da cidade, a escola levou 50 alunos para participar da caminhada por entender que ações como essa são de grande importância para conscientização dos jovens. "Esse é um momento de conscientização para mostrar a eles que as drogas acabam com a vida. Hora de mostrar que ela não é o melhor caminho, e sim o fim para muitos", disse a diretora.
Segundo a estudante da Escola Estadual Tobias Barreto Maria Eduarda Vieira a caminhada serve para mostrar que muitos jovens têm consciência que as drogas fazem mal à saúde e à vida. Para ela, a escola é o melhor local para descobrir isso, principalmente quando ela tem a iniciativa de levar os alunos para eventos como esse.
Importância
A caminhada iniciou às 15h, na Praça Camerino, percorreu várias ruas do Centro da cidade e encerrou às 17h, na Praça Fausto Cardoso. No final, os participantes fizeram um grande circulo e de mãos dadas assistiram a incineração de cerca de 200 gramas de maconha. O secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo, informou que aquele momento teve grande importância, principalmente por ter trazido tantos jovens durante a caminhada. E ainda fazer com que diversas pessoas parassem para ver que a mobilização realizada pelo governo do Estado.
"A Semana Estadual Antidrogas tem tido uma grande participação da sociedade e da iniciativa privada. Portanto, o mais importante é que esse evento está sendo realizado a quase custo zero para os cofres do Estado. Isso demonstra que as pessoas estão engajadas na luta contra as drogas", disse o secretário.
A Caminhada de Valorização à vida fez parte da programação da Semana Estadual Antidrogas. O evento prossegue nesta quarta-feira, 23, com a abertura do Seminário de Políticas Publicas sobre Drogas, que será realizado no auditório Ministério Público Estadual, a partir das 19h, e encerra quinta-feira, 24.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]