Câmera Municipal presta homenagem aos 143 anos do Atheneu Sergipense
A Câmara Municipal de Aracaju realizou na manhã desta sexta-feira, 8, uma sessão especial em homenagem aos 143 anos de fundação do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Compareceram ao evento ex-alunos, ex-diretores, educadores e autoridades. O vereador Agnaldo Feitosa, autor do requerimento que prestou homenagem à escola centenária, destacou a importância de parabenizar uma instituição de ensino pela qual passaram ilustres sergipanos.
O vereador Agnaldo se orgulha de ter sido aluno do Atheneu. “Essa homenagem foi um pedido de alunos e ex-alunos que, como eu, têm uma imensa satisfação de ter estudado ou estarem estudando no Atheneu Sergipense. O colégio é uma referência na educação em Sergipe. Um expoente que formou grandes personalidades que ajudam no desenvolvimento do nosso estado”, disse o vereador.
Na ocasião, a professora Eva Siqueira Alves, ex-aluna do Atheneu e atual diretora do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), fez um breve histórico da instituição de ensino. “Uma escola que se mantém por mais de 100 anos prova que é uma instituição sólida, que busca a cada ano se manter fiel ao seu principal objetivo, que é proporcionar à sociedade um ensino de boa qualidade, formando cidadãos plenos. Como já foi dito, é uma referência na educação de Sergipe e merece ter sua memória preservada para que as novas gerações conheçam essa importante instituição de ensino”, salientou a professora.
O professor Genaldo Lima, atual diretor do Atheneu Sergipense, reconheceu a responsabilidade de administrar a instituição de ensino, mas também destacou a honra dessa função. “O Atheneu é pilar mestre da educação sergipana que em mais de 100 anos de existência nunca perdeu sua importância. Alunos que ainda estudam aqui se destacam em projetos de cunho nacional. A atual embaixadora mirim de Sergipe estuda no Atheneu, a vencedora do projeto Jovem Senador é do Atheneu; o representante sergipano do programa Caminhos do Mercosul é do Atheneu. Nos últimos cinco anos, dentre as escolas estaduais, somos líderes em aprovação no vestibular. Tudo isso prova que o Atheneu Sergipense continua se destacando na educação no estado”, disse Genaldo.
Essa também foi a opinião do professor Pedro Amado, que foi diretor do Atheneu na década de 1980. “O Atheneu Sergipense era uma grande luz que ofuscava todos que passavam por ele. Sempre com bons professores, alunos participativos, era o colégio em que a prática se fundamentava em função da teoria. A qualidade da instituição se reflete dentro e fora do país. Estive recentemente na Turquia e encontrei um cidadão numa profissão de grande relevância que me reconheceu e revelou que foi meu aluno no Atheneu. É um orgulho para Sergipe e para o Brasil ter uma instituição de ensino desse nível”, afirmou o professor.
Todos que compareceram à Câmara de Vereadores acharam mais que justa a homenagem aos 143 anos do Atheneu, a exemplo da professora Eliana Borges, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE). “Todos os louros devem ser ofertados ao Atheneu, que representa um marco na educação em Sergipe. Grandes personalidades, tanto os da área da política quanto os profissionais liberais de destaque, estudaram no Atheneu. O colégio, sem dúvida, é um celeiro da intelectualidade sergipana”, afirmou a presidente.
Por essa razão a jovem Micaela Pereira tem orgulho de estudar na instituição centenária. “O ensino é excelente, bons professores. Realmente fico feliz em saber que farei parte da história dessa grande instituição de ensino”, disse a aluna.
Histórico
O Colégio Atheneu Sergipense foi fundado em 24 de outubro de 1870 durante o governo de Francisco José Cardoso Junior. Atualmente conta com 1.100 alunos matriculados oferecendo o ensino médio integral e o curso profissionalizante de técnico em informática.
- Câmera Municipal presta homenagem aos 143 anos do Atheneu Sergipense – O vereador Agnaldo Feitosa