Calendário de vacinação do idoso contra gripe comum sofre alteração
A campanha nacional de vacinação de idosos contra a gripe comum, inicialmente marcada para sábado, 24, teve o calendário alterado, devido ao atraso na entrega das doses pelo Instituto Butantan (SP). A mudança, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é para as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, onde agora a imunização ocorrerá de 8 a 21 maio.
Em Sergipe, a previsão é imunizar 170.490 idosos. “É muito importante que as pessoas dessa faixa etária procurem os postos de vacinação no período recomendado, pois os idosos são mais suscetíveis a adoecerem gravemente”, ressaltou Sândala Oliveira, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo ela, geralmente, quando um idoso gripa, ele é internado em hospitais com problemas respiratórios, podendo o quadro evoluir para uma pneumonia.
Já a vacinação contra gripe pandêmica (Influenza A – H1N1), voltada para a população com idade acima dos 60 anos e portadora de doenças crônicas, seguirá normalmente a partir do dia 24 de abril. “Aqueles que desejarem se deslocar apenas uma vez até a unidade de saúde podem aguardar o início da campanha contra gripe comum para, no mesmo dia, tomarem as duas vacinas”, orientou Sândala Oliveira.
Porém, é necessário reforçar que, quem tomar a vacina contra o H1N1 no período já estipulado, deverá voltar à unidade para ser imunizado contra a gripe comum. No ano passado, o Estado recebeu 187.500 doses da vacina e atingiu 89,2% dos idosos sergipanos, ficando entre os cincos primeiros estados nordestinos que tiveram o maior número de vacinados. Somente cinco municípios não atingiram a meta de 80% da cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde.
- Calendário de vacinação do idoso contra gripe comum sofre alteração – Foto: Edson Araújo