[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Segundo Amito Brito, superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal (CEF) no Estado, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) tem uma importância muito grande para a sociedade, por ser um programa que dá uma maior agilidade no processo do direito de adquirir uma casa própria. “Pelas características do PAR e por ser em parceria com o poder público, o processo de arrendamento é facilitado, assim como o processo de produção das unidades habitacionais”, afirma Brito.

O superintendente ressalta ainda a importância do planejamento conjunto, que é realizado para identificar os melhores locais para que o investimento das unidades na capital atendam da melhor forma possível os cidadãos aracajuanos. “A PMA, além da parceria e de trabalhar com as análises locais, é responsável pelo levantamento da demanda. Todo o processo de inscrição é feito pela prefeitura, o que já adianta e muito para nós”, fala Amito, acrescentando que o empenho do poder público, através do trabalho realizado pela Fundat, é fundamental por contribuir para a realização de empreendimentos através do PAR.

“O Programa de Arredamento Residencial é um sucesso, pois são empreendimentos reconhecidos nacionalmente pela Caixa Econômica, pelo Ministério das Cidades. É um verdadeiro caso de sucesso no Brasil, pela qualidade das unidades e pelo preço”, declara Brito.

Desde que foi implantado em Aracaju, o PAR vem mantendo um nível de inadimplência baixo, chegando a menos de 3%. “Aracaju tem se destacado no PAR por conseguir valores para a construção das unidades abaixo do limite do programa, e isso faz com novos recursos sejam direcionados para a capital sergipana. Além do que, o índice de inadimplência é um dos mais baixos”, informa Amito Brito. Cada condomínio do PAR é administrado por uma empresa, tendo também o acompanhamento da CEF.

Curiosidades

A renda bruta de uma família que deseja adquirir o PAR tipo I (acabamento completo) tem que ser de R$ 1.800 e do PAR tipo II (acabamento simples) de R$ 1.200. Em média, a construção de um empreendimento leva até 12 meses, mas pode chegar a 24 meses. A Prefeitura de Aracaju, juntamente com a Caixa Econômica, fazem fiscalizações periódicas nos residenciais do PAR, para detectar possíveis irregularidades, como construções ilegais, fora do projeto e também para que imóveis não sejam alugados a terceiros.

Veja mais…

Maior PAR do Brasil

Até 2007 serão 6.322 unidades[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.