Caism recebe mamógrafo da Américas Amigas
Representantes da entidade civil sem fins lucrativos, Américas Amigas, estiveram em Sergipe nesta sexta-feira, 16, para doar ao Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), um novo mamógrafo para o Centro Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). Atualmente, o Caism realiza uma média de mil exames por mês.
A iniciativa de melhorar e ampliar o atendimento às sergipanas e reduzir a mortalidade por câncer de mama no estado, fez com que a primeira-dama e gestora da pasta de Inclusão Social de Sergipe, Eliane Aquino, fosse atrás da Organização para mostrar o trabalho desenvolvido pelo Caism, que de imediato recebeu o compromisso da doação do equipamento e um CR Carestream – Sistema de Mamografia Computadorizado, que permite a digitalização da imagem obtida no exame.
O equipamento
Semelhante a uma máquina fotográfica antiga, os exames tinham um filme para ser revelado em uma câmara escura após serem ‘fotografados’ pelo equipamento antigo. A partir de agora, as imagens da mama são gravadas em um gigantesco e quadrado ‘pen drive’ e digitalizadas.
Além da impressão, a tecnologia possibilita que a imagem seja acessada de qualquer parte do mundo que tenha um computador ligado a internet, a recuperação da imagem para possíveis reavaliações pelos profissionais de saúde e a proteção ao meio ambiente, uma vez que a tecnologia permite a eliminação de metais pesados utilizados na revelação.
Assistência
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que o câncer de mama, em Sergipe, terá a segunda maior incidência, perdendo apenas para o câncer de pele, com 370 novos casos para cada 100 mil habitantes.
O novo mamógrafo é o quarto aparelho no estado e aumentará em 30% a realização de exames, como também interiorizará essa tecnologia, pois o aparelho substituído será instalado em Nossa Senhora da Glória, região do Alto Sertão sergipano.
Solenidade
Durante a solenidade de entrega do mamógrafo, realizada no próprio Caism, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, ressaltou a importância da doação do equipamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe.
“É uma imensa satisfação e temos uma imensa gratidão por este presente que a gente pode considerar perfeito, que vale muito financeiramente e, principalmente, vai facilitar o acesso da população, aqui na capital e no interior. Dessa maneira, vai facilitar o diagnóstico precoce da patologia mamária e colocamos esse equipamento à disposição da população sergipana graças ao empenho de vocês da Américas Amigas e da Eliane Aquino”, declarou Guimarães.
Para Eliane Aquino, o trabalho para conquista do mamógrafo, foi feito com carinho e dedicação das pessoas que compõe a América Amigas. “É muito fácil a gente perceber quando um trabalho vai dar certo, pois ele começa pelo coração. O trabalho foi feito com responsabilidade humanitária e quem ganha com isso é a população de Sergipe. É isso que queremos cada vez mais”, disse a primeira-dama.
Já a presidente nacional da Américas Amigas, Francisca Harley, destacou o empenho de Sergipe para receber o mamógrafo. “Para nós das Américas Amigas é uma honra estar aqui e participar deste projeto. Nós tivemos alguns problemas iniciais, mas todos foram resolvidos e o equipamento será muito bem utilizado”, disse a presidente.
Além de profissionais do Caism e gestores da SES, esteve presente na solenidade a presidente mundial da Américas Amigas, Bárbara Sobel, que veio participar da ação de solidariedade da Organização
Américas Amigas
Resultado de uma parceria entre brasileiros e norte-americanos, a América Amigas tem como objetivo combater a mortalidade de câncer, principalmente em pessoas de baixa renda, com doações de equipamentos e prevenção do câncer de mama.
Com apenas três anos de atuação a entidade já fez doação de 17 mamógrafos e 5 CRs para instituições brasileiras. Além disso, equipou dois navios da Marinha Brasileira para atuarem em regiões do país onde mulheres não têm acesso ao exame.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Caism recebe mamógrafo da Américas Amigas –