Cadastramento do cartão SUS termina dia 16 de setembro
Por enquanto somente os Postos de Atendimento 24 horas não possuem o cadastrador. Dependendo da demanda, a população pode contar com até dois ou três profissionais nas unidades. Os usuários devem levar o documento de identificação, além de comprovante de residência que conste o CPF.
A previsão é que até o término estabelecido sejam cadastrados 170 mil usuários. Até o momento a secretaria já cadastrou aproximadamente 102 mil.
A coordenadora do Cartão SUS do município de Aracaju, Sândala Teles, pede a toda população que não deixe de fazer seu cartão nacional de saúde. “O cartão vai agilizar todo o atendimento no serviço de saúde. É o documento de identificação do usuário”, afirmou.
Benefícios
O Cartão SUS é um documento de identificação que vai facilitar a vida de todos os envolvidos com o sistema de saúde. Para os usuários o cartão vai possibilitar uma identificação imediata, mais rapidez no atendimento e marcação de consultas e exames com menor burocracia.
Quando se refere aos benefícios para os gestores, o cartão possibilitará o acesso mais rápido e simples a dados de saúde de todas as regiões do país. Facilitará também, dando apoio no planejamento e na determinação de prioridades das ações de saúde.
O cartão permite que se conheça quem está sendo atendido, onde, por quem, como e porquê. Ele vai permitir, também, que os administradores do sistema de saúde conheçam melhor a população que utiliza os seus serviços e assim possam planejar melhor em como aplicar os recursos públicos.
Os profissionais de saúde também vão se beneficiar ao obter a identificação imediata do usuário, acesso a dados e consultas anteriores dos pacientes, maior rapidez e qualidade no atendimento aos pacientes.
Todas as pessoas devem fazer o cartão, até mesmo aqueles que tem plano de saúde. Alguns exames são feitos somente pelo SUS, daí a importância de todos se cadastrarem.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]