[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante o anúncio de novas medidas adotadas pelo Governo Federal para o plano Brasil Sem Miséria, nessa terça-feira, 19, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, discursou em nome dos demais governadores e destacou a eficácia com que o plano tem sido administrado. Em Sergipe, por exemplo, contribuiu para a redução de 9,89% para 5,5% entre 2006 e 2011 na proporção de pessoas na extrema pobreza, aquelas cujo rendimento domiciliar mensal não ultrapassa R$ 70 per capita, como aponta o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), com dados da PNAD/IBGE.

“A pesquisa mostra ainda que a quantidade de indivíduos nessa condição foi reduzida de 195.563 para 113.766, significando uma diminuição de 41,8%. São 81.797 sergipanos que deixaram a pobreza extrema em cinco anos. Esses números colocam Sergipe como o estado com a menor proporção de extremamente pobres da Região Nordeste”, relata o superintendente de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Marcel Resende.

O superintendente aponta ainda que a ação mais importante no eixo de transferência de renda é o Programa Bolsa Família. “Por meio dele é feita uma complementação de renda para famílias que se encontram na pobreza e na extrema pobreza, desde que estejam inscritas no Cadastro Único. Em 2012, foram transferidos para Sergipe R$ 36 milhões, beneficiando 265.784 mil famílias, em 75 municípios do estado”, revelou.

Discurso do governador

“Nenhuma nação se legitima na história se desprezar a liberdade e se ignorar o valor da igualdade”. Representando os governadores, foi esta uma das frases que Marcelo Déda usou para sintetizar o “dia histórico” em que o Brasil Sem Miséria retira os últimos 2,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza entre os beneficiários do Bolsa Família. O anúncio da última terça, 19, em Brasília, consolida a política do Governo Federal de erradicar a miséria no País. No total, foram 22 milhões de pessoas que superaram a pobreza extrema. “Este é um projeto capaz de somar o desenvolvimento econômico com a inclusão social”, elogiou Déda.

Depois de se dizer “encantada” com a capacidade oratória do governador, “de falar e fazer poesia”, a presidenta comentou a frase estampada em painel no segundo andar do Palácio do Planalto: “O fim da miséria é só um começo”. “Para mim, esta frase é irmã – e o Déda tem razão – do dístico do meu governo que afirma, com coragem e ousadia, que País Rico é País Sem Pobreza”.

Foi justamente o dístico que mereceu longa análise do governador. Para Déda, a frase que iria identificar a administração da presidenta é mais do que uma iniciativa de marketing. “A primeira vez que apreciei a marca de seu governo eu tomei um choque. Um choque positivo. Percebi que, além de um slogan, essa marca traduzia a sua coragem e o seu compromisso”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.