[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), saiu em caravana nesta quarta-feira, 14, aos municípios de Boquim e Malhada dos Bois para participar de mais ações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social.  Gestores, conselhos e sociedade civil estiveram reunidos nos municípios para debater temas como o acompanhamento da aplicação de recursos públicos e o combate à corrupção.

Após importantes orientações oferecidas pela equipe da Comissão Executiva Estadual (CEE) da Consocial acerca dos procedimentos que seriam executados ao longo da Conferência, cada município priorizou 20 propostas e elegeu 12 delegados que os representarão na etapa estadual da Conferência, marcada para os dias 27 e 28 de março do próximo ano.

6ª Consocial do Sul sergipano

Com cerca de 180 pessoas, o município de Boquim realizou a sexta Consocial da região sul do Estado. A intensa participação da sociedade garantiu a reflexão e a elaboração de diretrizes que refletem os principais anseios da população de Boquim. Para o prefeito da cidade, Pedro Barbosa, a conferência é um momento histórico no município.

“Tenho certeza que daqui saíram várias sugestões oportunas que vão contribuir com o desenvolvimento do município e o acompanhamento da Gestão Pública, além de bons delegados que nos representarão bem na etapa estadual. A sociedade participando ativamente da vida pública de Boquim, de Sergipe e do país é um desafio que já teve a semente plantada com esta Consocial”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Administração e Finanças e presidente da Comissão Organizadora da Consocial/Boquim, Maurina Santos, acredita que a Consocial vai ser um instrumento muito valioso, não só para a comunidade boquiniense e o Estado de Sergipe, mas também para todo o Brasil, uma vez que as temáticas principais são as questões do controle social e da transparência pública.

“Desde o momento em que abraçamos a causa da Consocial, já iniciamos a mobilização do povo através de carros de som, reuniões com presidentes de associações e professores para que divulgassem a importância deste debate e também participassem desta ação, fizemos chamados nas rádios, dentre outros procedimentos. Trazer a população para participar e opinar mais sobre a Gestão Pública é algo que só vem a incrementar os serviços públicos e a questão da boa aplicação dos recursos públicos”, explicou Maurina.

O agricultor José Carlos de Jesus Santos chegou animado na Consocial/Boquim e disse que estava ansioso para entender como pode contribuir no desenvolvimento da comunidade onde vive. “Não há dúvida da importância dessa Conferência para toda a sociedade. Eu acredito que temos esse direito de saber como o prefeito e o governador usam o dinheiro público, de poder sugerir e dizer aquilo que pode melhorar o nosso município. Assim a gente se sente cidadão de verdade”, observou o agricultor.

No Baixo São Francisco

Enquanto no sul sergipano os boquinienses realizavam mais uma ação em prol da democracia participativa e da transparência pública, o município de Malhada dos Bois, localizado na região do Baixo São Francisco colocou a população para discutir os mecanismos de acesso às informações a dados públicos e medidas para o fortalecimento da interação entre sociedade e governo.

Segundo a secretária de Administração e presidente da Consocial/Malhada dos Bois, Normélia Aparecida Souza dos Santos, a sociedade deve estar engajada cada vez mais nas questões públicas da realidade onde vive. “A Consocial chega para mostrar como o povo pode fazer isso. Quem melhor para acompanhar a Gestão Pública se não a sociedade, pois ela é quem conhece as necessidades da sua comunidade”, disse.

A dona de casa Hozana Palmeira saiu satisfeita da Conferência e com a certeza de que a Consocial despertou novas possibilidades na cabeça do povo de Malhada dos Bois. “De uma forma simples, essa conferência veio trazer muitos esclarecimentos de coisas que a gente não sabia que podíamos fazer. Tem pessoas que não sabem dos seus direitos, não sabem dos recursos que vêm pro nosso município, não sabem como são distribuídos. E hoje, em pouco tempo, aprendemos como sermos mais cidadãos”, declarou.

Fortalecimento da democracia

‘A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública’. Com este tema, Boquim e Malhada dos Bois deram início com bastante disposição à semana de conferências. De acordo com o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e presidente da Consocial/SE, os dois municípios estão de parabéns pela organização e engajamento dos gestores e da sociedade civil.

“O Governo do Estado, as prefeituras e a sociedade civil deram as mãos para debater sobre transparência e controle social como forma de melhorar a qualidade da Gestão Pública e mobilizar a sociedade civil para compreender e legitimar as políticas públicas. Tudo isto, fortalece o gestor, oferece condições para a consolidação da gestão democrática e ainda traz o cidadão para dentro desta discussão”, avaliou o secretário.
 
As ações da Consocial da semana ainda não foram encerradas. Nesta quinta-feira, 15, o Governo de Sergipe segue viagem para o município conhecido pela tradicional ‘Festa da Laranja’, Cristinápolis, para fechar o calendário de realização da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social desta semana, fortalecendo cada vez mais a democracia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.