Bombeiros e Samu 192 Sergipe se unem para salvar vidas
No lançamento do novo modelo de saúde pública para o Estado, nesta terça-feira, 22, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, ao lado do secretário da Saúde, Rogério Carvalho, anunciou que quatro ambulâncias de resgate do Corpo de Bombeiros e uma unidade de suporte avançado da Polícia Rodoviária Federal vão atuar em conjunto com o Samu 192 Sergipe, reforçando o atendimento de urgência no interior. O serviço terá bases em oito micro-regiões do Estado: Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana, Capela, Estância, Lagarto, além das regiões Metropolitanas Norte e Sul da capital.
Em Itabaiana, a atuação do Corpo de Bombeiro com o Samu foi iniciada no último dia 12 de maio e já vem contribuindo para agilizar o atendimento das vítimas de acidentes de trânsito. Desde a implantação do serviço, o Samu 192 Sergipe registrou o aumento das chamadas na região. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, a parceria tem como objetivo estender os serviços dos dois órgãos pelo interior e agilizar os trabalhos de resgate a vítimas não só em acidentes de trânsito, como em incêndios, afogamentos e em locais de risco.
O Samu está funcionando dentro do Grupamento do Corpo de Bombeiros em Itabaiana, com a mesma estrutura utilizada na capital. Para o interior, foram disponibilizadas uma ambulância de suporte avançado composta de todos os equipamentos necessários para o atendimento de urgência e uma equipe diária com um motorista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e um médico 24 horas por dia.
De acordo com o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ozeías França, o usuário poderá ligar tanto para o 193 (CB) como para o 192 (Samu). Segundo ele, no caso de acidentes de trânsito em que a vítima esteja presa às ferragens, os bombeiros farão a retirada das pessoas para que os profissionais do Samu iniciem o atendimento pré-hospitalar. "O nosso trabalho ganha muito com essa parceria e o usuário pode ter a certeza que o atendimento de urgência ficará mais especializado no interior do Estado".
Segundo o coordenador do Samu, Márcio Barretto, a central de chamadas do órgão continuará funcionando na capital, mas caso o serviço seja solicitado para o interior, a equipe médica de Itabaiana será acionada via rádio.
Estrutura
O Corpo de Bombeiros tem uma estrutura com, atualmente, 56 bombeiros trabalhando em regime de escala. Três carros de combate a incêndio, uma caminhonete com todo o material de arrombamento, corte e retirada de veículos, duas ambulâncias, sendo uma UTI móvel, quatro carros administrativos e uma motocicleta compõem a frota da corporação em Itabaiana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Bombeiros e Samu 192 Sergipe se unem para salvar vidas – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP