Bolsa Família se destaca pelo repasse regular do benefício em Aracaju
Criado por iniciativa do Governo Federal, o Bolsa Família tornou-se, no país, um dos maiores programas de geração de renda, sendo, inclusive, um programa de referência internacional. Conforme esclarecimentos da secretária Rosária Rabêlo, de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, os valores monetários do Bolsa Família são repassados regularmente às famílias inclusas no Programa, cumprindo rigorosamente o calendário anual estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS).
A secretária informa ainda que casos de bloqueio de benefícios ocorrem em decorrência das famílias não cumprirem as condicionalidades previstas no programa ou fruto da alteração na renda familiar. A secretária alerta ainda que, ao observar o bloqueio, o beneficiário deve se dirigir à Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, localizada à Rua Frei Luiz Canolo, 42, no Conjunto Costa e Silva, próximo a Petrobras. A Central de Atendimento da Semasc oferece um atendimento personalizado às famílias, prestando os esclarecimentos necessários sobre a situação de cada beneficiário.
Inclusão Produtiva
Para viabilizar independência e autonomia financeira às famílias inclusas no Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania criou o Programa de Inclusão Produtiva, proporcionando cursos profissionalizantes que têm viabilizado o sucesso de muitos beneficiários, que até já abriram negócios próprios e já não mais recebem o benefício. Este programa já contemplou mais de 1,5 mil beneficiários do Bolsa Família.
Conseqüência deste perfil no gerenciamento do Bolsa Família e pelas ações complementares e práticas de estímulo à geração de renda para proporcionar autonomia e independência às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, recentemente a Semasc foi contemplada com o Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Bolsa Família, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS) às melhores experiências reconhecidas em dez municípios brasileiros. Aracaju se destacou em primeira colocação entre as mais de 500 experiências, que concorreram ao Prêmio.
Na próxima segunda-feira, dia 14, a Semasc abre novas turmas para atender a uma demanda de 75 alunos, oferecendo cursos, em parceria com a Fundat, de informática e de higiene e beleza. Durante as aulas, os alunos têm acesso a aulas teóricas e práticas, com conteúdo voltado para a inclusão social e de cidadania.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Bolsa Família se destaca pelo repasse regular do benefício em Aracaju – Fotos: Márcio Dantas