Boletim indica que Leste do Nordeste do Brasil terá chuva acima da média
As chuvas sobre o setor leste do Nordeste do Brasil deverão ficar acima da média durante o período de junho a agosto de 2011. É o que informa o Boletim de Análise e Previsão Climática para os próximos três meses feito por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste e apresentado no início da noite desta terça-feira, 17, pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.
A previsão de consenso elaborada durante a VI Reunião de Análise Climática de Aracaju atribuiu os seguintes valores de probabilidade para as três categorias do setor leste do Nordeste: 45% acima, 35% normal e 20% abaixo. Deverá chover 800 milimetros no trimestre, não descartando a possibilidade de chuvas mais intensas, principalmente na faixa litorânea.
Em razão dessa constatação, os meteorologistas recomendam o acompanhamento da previsão diária das condições do tempo. Destacam que é importante observar a característica de alta variabilidade espacial e temporal com que se comportam as chuvas sobre o Nordeste, sendo de fundamental importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a região e as condições oceânicas e atmosféricas globais.
Para fechar o boletim de análise climática para os meses de junho, agosto e setembro, os meteorologistas analisaram as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.
Ao final da leitura do boletim, o secretário Genival Nunes agradeceu a presença de todos e anunciou a instalação da Sala de Situação do Centro de Análise e Previsão Climática da Semarh.
A reunião
A VI Reunião de Análise Climática de Aracaju aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, no auditório da Codevasf. Ela reuniu cerca de 70 meteorologistas do Leste do Nordeste do Brasil, incluindo representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/SRH), Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Defesa Civil Estadual (CBMSE), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidricos (Funceme), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (INPE/CPTEC), Rede Clima (CCST), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Lambet/Uema).
A próxima Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, que abordará as condições de chuva para o Leste do Nordeste do Brasil, ocorrerá em Campina Grande/PB, nos dias 16 e 17 de junho de 2011.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]