Bloco Rasgadinho reacende espírito de carnaval de rua da cidade
Na tarde deste sábado, 5, o bloco Rasgadinho reacendeu o espírito do carnaval de rua da capital sergipana com a participação de aproximadamente 60 mil pessoas. Sob a alegria dos moradores, o Rasgadinho foi puxado pela orquestra Los Guaranis, Frevo Folia, Frevo de Aracaju, Sassaricando e Indomada, animando, de casa em casa, os moradores dos bairros Cirurgia, Getúlio Vargas, Suíssa, São José e adjacências, construindo uma folia com a cara de Sergipe. O bloco, que este ano tem como tema ‘Quem não se comunica, se trumbica’, percorreu 4,5 quilômetros ao som de frevos e marchinhas carnavalescas.
O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, esteve presente ao evento e destacou a importância da festa de momo para a cidade. Ele enfatizou também a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Aracaju na fomentação de apoio cultural aos blocos de rua por meio do Fundo Estadual de Patrocínio.
“Mais um ano de rasgadinho, mais um ano de resgate da nossa cultura. Reviver o carnaval por esses bairros é mais uma oportunidade de reviver a nossa história, a infância, adolescência e hoje esse bloco está no coração da gente. Os governos estadual e municipal também têm uma contribuição efetiva nesta realização, promovendo um carnaval para todos”, disse.
Aprovação popular
Nas ruas, crianças, jovens, pessoas de todas as idades brincavam animadamente o carnaval. Para Ailton Coelho, o Rasgadinho é um dos blocos mais contagiantes do estado. “Sem sombra de dúvida que essa festa é a melhor. Trouxe minha família pra brincar e estou me divertindo muito”, exclamou.
As amigas Gracinha Donato e Andréia, não titubearam ao afirmar que o bloco Rasgadinho é exemplo de carnaval. “Não vi confusão, o policiamento está nota dez. Tudo isso se soma ao Rasgadinho: uma festa linda e decente”, destacou animada. Andréia, por sua vez, acredita que o bloco aracajuano já está consolidado. “Carnaval aqui na capital sem o Rasgadinho não existe. Ele tem que continuar”, disse.
Fátima Mesquita participa da festa há mais de 20 anos. “Nunca deixei de vir. Graças a Deus o Governo e a Prefeitura resgataram este evento que estava adormecido. Viva o Rasgadinho”, comemorou ela.
História
Um dos mais tradicionais blocos do carnaval de rua da cidade, o Rasgadinho foi criado por Leopoldo dos Santos, de 78 anos, morador do bairro Suissa em 1962. Por quase 20 anos, ele foi a sensação do carnaval aracajuano. Em 1972 foi encerrado, ressurgindo em 2003.
Para um dos organizadores do bloco, Marcos Benigno, o Rasgadinho é sucesso e cria uma atenção do público bem maior do que nos anos anteriores. “Não sei até onde o Rasgadinho vai chegar, mas espero que seja bem longe. Nunca pensamos que conseguiríamos trazer uma atração como Armadinho ou Morais Moreira. Porém, hoje isso é uma realidade graças à ajuda do Governo do Estado. Sem o apoio das várias secretarias estaduais, a gente não poderia fazer a festa que a gente quer”, ressaltou.
Presenças
Também participaram do desfile do bloco o vereador Emmanuel Nascimento, o deputado estadual Robson Viana, o deputado Federal Rogério Carvalho, e o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique.
- Bloco Rasgadinho reacende espírito de carnaval de rua da cidade –